Ferrari perdeu poder e prestígio para a… Lego!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Fabricante italiana perdeu força em pesquisa de marcas mais poderosas

Ferrari apanhando da Lego (4)
Quando se fala em carros, a Ferrari é certamente uma das marcas mais lembradas. Só que entre marcas dos mais diversos setores o cavalo rampante talvez já não esteja com esse prestígio todo. Dona do título em 2013 e 2014, a Ferrari foi desbancada, pasme, pela Lego! Ao menos é isso que revela nova pesquisa do instituto britânico Brand Finance. Segundo o instituto, a avaliação leva em conta valores como nível de desejo, lealdade e confiança dos consumidores com a identidade visual, presença na internet e satisfação dos funcionários. A Ferrari ainda é uma marca extremamente forte e lembrada, mas perdeu o prestígio que tinha – principalmente – nos anos 1990, começando a se desgastar. Uma das principais razões, aponta a consultoria, é a diminuição do senso de exclusividade associado à empresa, que, na década referida e no começo dos anos 2000 era associada a quaisquer estrelas e celebridades, como esportistas em geral (no Brasil, principalmente os jogadores de Futebol) ou a chefes de estado com gostos extravagantes, como o Sultão de Brunei – que até mesmo encomendava modelos especiais à casa de Maranello. Essa questão, inclusive, gerou impasses sérios entre o ex-CEO  da montadora Luca di Montezemolo (defensor da produção limitada) e o chefão da FCA Sergio Marchionne, que optou por aumentar a fabricação para ampliar os lucros. Vale lembrar que, na lista feita pela Brand Finance, a única fabricante automotiva presente é a Ferrari.

As 10 marcas mais poderosas do mundo em 2015:

  1. Lego
  2. PwC
  3. Red Bull
  4. Unilever
  5. McKinsey & Company
  6. Burberry
  7. Rolex
  8. L´Oréal
  9. Coca-Cola
  10. Ferrari
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Comentários