Volkswagen Up! repete nota máxima nos crash tests do Latin NCAP

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Próximos testes exigirão controle de estabilidade para nota máxima

image
Avaliado pelo Latin NCAP em 2013, antes mesmo de seu lançamento, o Volkswagen Up! passou novamente pela rodada de crash tests do Latin NCAP. O órgão decidiu fazer a contraprova, comprando o carro diretamente em um concessionário sem interferência da fabricante – que poderia ter feito reforços específicos na unidade cedida. No final das contas o Up! repetiu o resultado com algumas pontuações maiores, inclusive. image
No primeiro teste o Up! foi cedido pela Volkswagen e recebeu cinco estrelas para proteção de adultos e quatro para crianças. Desta vez o carro foi comprado em uma concessionária em Buenos Aires, na Argentina, e o enviou para o Clube do Automóvel da Alemanha (Adac), onde os testes foram refeitos. A pontuação foi até maior. Para adultos, subiu de 15,86 para 16,03 de 17 possíveis; para crianças, avançou de 39,54 para 40 de um máximo de 49.

Novas regras para a próxima rodada de testes

image

Se as novas regras para os testes de colisão já estivessem valendo, o Up! não teria recebido as cinco estrelas. É que a partir de agora a nota máxima nos testes do Latin NCAP só será dada a carros com controle de estabilidade, como ocorre há algum tempo na Europa – e que tem suas regras seguidas pelo órgão latino. O Latin NCAP, que há poucos meses se viu satisfeito com a evolução dos carros vendidos na América Latina, justificou a mudança como uma forma de estimular os fabricantes a adotarem o equipamento. Os carros só receberão quatro estrelas após receberem avaliações positivas de colisão contra postes. Controle de estabilidade ainda é visto como luxo entre os carros nacionais. O Up!, que na Europa tem o equipamento de série, não o oferece nem mesmo como opcional no Brasil, mas algumas versões de Gol e Fox tem o equipamento como opcional. Entre os 1.0 só o Ford Ka tem o equipamento, e na versão mais cara. O Latin NCAP tem novas rodadas de testes de colisão previstas para serem divulgadas em abril, julho, setembro, novembro e dezembro.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Comentários