Avaliação – Chevrolet Spin Activ tenta convencer pelo visual aventureiro

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Versão apela ao visual para tentar se livrar da imagem de monovolume

IMG_7985[4]

Não basta ter os melhores equipamentos de montanhismo, é preciso ter condicionamento físico e bastante fôlego para encarar trilhas e escaladas. Talvez como recompensa pelas boas vendas nos últimos anos, Chevrolet Spin ganhou um banho de loja. O resultado de uma volta por lojas de esportes e aventura  foi o Spin Activ. Mas será que o monovolume é, de fato, um aventureiro?

IMG_8199[4]

– Essa é a versão nova? – pergunta o taxista, que já saca o celular para fotografar como fica seu carro de trabalho com plásticos protegendo os para-lamas e a base dos para-choques, rodas aro 16” mais elaboradas, pneus de uso misto e até estepe pendurado na tampa do porta-malas. O “kit aventura” está completo nesta minivan e até convence quem se acostumou com os faróis grandes, a grande grade bipartida e a linha de cintura alta. Mas ao saber o preço, o taxista franziu a testa: os preços começam em R$ 67.250 para a versão manual, mas este automático custa R$ 71.390.

IMG_8298[3]

A versão Activ também tem suas particularidades por dentro. O interior é todo escuro — nas demais versões passou a combinar cinza claro com preto na linha 2016 —, o quadro de instrumentos tem grafismo próprio e a forração exclusiva dos bancos está mais para o lado esportivo. Mas revestimento em couro cairia muito bem. Seria uma forma de contornar o aspecto simples dos plásticos do painel.

Ao volante

A posição de dirigir, alta e com boa visibilidade, é digna de um carro familiar, e agrada quem gosta de se sentir em posto elevado no trânsito. O volante poderia ter regulagem em profundidade e não apenas em altura, mas achar uma posição confortável não é difícil.

IMG_8276[3]

Os passageiros do bancos de trás ficam em posição ainda mais elevada, mas não há terceira fileira de bancos. A ideia é liberar mais espaço no porta-malas para viagens, resultando em amplos 710 litros. Poderia ser maior se uma grande caixa de isopor com triângulo e macaco não ocupasse o antigo local do estepe.

IMG_8183[3]

Em movimento, pouco muda em relação ao Spin LTZ que avaliamos anteriormente. Por causa do estepe pendurado na traseira, a Chevrolet endureceu a suspensão traseira. O resultado é interessante, pois controla a inclinação da carroceria em curvas sem prejudicar a absorção das imperfeições da via e o rodar macio. Chato é o “nhec nhec” do estepe balançando lá atrás… Um ‘grilinho’ extremamente irritante.

IMG_8244[12]

O silêncio a bordo não é um dos fortes do modelo. É que o motor 1.8 8v Econo.Flex já sente o peso da idade e tem funcionamento áspero e ruidoso em altas rotações. Gera 108/106cv a 5.400rpm e 17,1/16,4kgfm a 3.200rpm, com etanol e gasolina, na ordem. Pelo menos o bom torque em baixas rotações ajuda as tarefas do cotidiano e puxar os 1325kg do modelo. O consumo médio de 7,5km/l com gasolina está no limite do aceitável.

IMG_8251[5]

A transmissão automática de seis velocidades agora está atualizada e tem trocas suaves, rápidas e menos vacilantes, e já não faz trocas ‘burras’. Pelo contrário: chega a segurar demais algumas marchas, obrigando a partir para as trocas sequenciais, feitas através dos botões na lateral da própria alavanca.

IMG_8270[3]

Por sorte, o Chevrolet Spin Active traz de série o sistema MyLink com tela de 7” que concentra rádio AM/FM com CD/MP3 Player com Bluetooth, que garante uma boa música para resolver o barulho do estepe. O ar-condicionado é de série, mas a ventilação é fraca, exigindo que o ventilador esteja ligado quase sempre na velocidade máxima em dias quentes. Nada de acendimento automático dos faróis, sensor de chuva, retrovisor eletrocrômico ou qualquer outro mimo tecnológico.

IMG_8213

Como monovolume o Chevrolet Spin é uma das boas opções do segmento. Mas ainda está um tanto despreparado para encarar SUVs compactos que custam praticamente o mesmo ou até menos, como Ford EcoSport, Jeep Renegade, Renault Duster e Peugeot 2008. Não falta espaço, nem motor, mas falta conteúdo para lidar com as novidades. Com esse condicionamento, só põe em xeque Citroën Aircross, Volkswagen CrossFox e Fiat Idea Adventure.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Comentários