Pergunta da Semana – Qual a estrada mais legal do Brasil?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Qual estrada é sua primeira opção para esticar as pernas e curtir o visual?

Serra da Piedade - MG
Serra da Piedade – MG

Olá, caro leitor! Recentemente este que vos escreve enfrentou longa jornada, por terra, rumo ao II Encontro Brasileiro de Autos Antigos. Até chegar ao local do evento, em Águas de Lindóia (SP), enfrentei longa jornada pelo sertão mineiro passando por estradas desconhecidas para mim, que moralmente sou um caminhoneiro aposentado. Viajando pelo meio de fazendas e cafezais, com o sol se pondo nas águas da represa de Furnas. Nada mal, hei de dizer.

Passo dello Stelvio, Itália
Passo dello Stelvio, Itália

Paralelamente, tenho acompanhado todo um frisson em torno da Estrada dos Romeiros, nas proximidades da capital paulista. Vi, revi, vi de novo e cheguei a uma conclusão. E a conclusão é: como ela, existe aproximadamente um milhão aqui nos arredores de Belo Horizonte. Só que não estão no mainstream: estão nas mãos de poucos conhecedores de seu potencial.

Serra do Rola Moça, MG
Serra do Rola Moça, MG

Ainda vale a pena ressaltar a estrada da Serra do Rio do Rastro, tida como muitos a mais bela estrada do Brasil. Fato é: se assemelha muito com o Passo dello Stelvio, no norte da Itália. Bela o suficiente para eu ainda querer fazê-la um dia! Mas agora eu te pergunto: qual é a estrada mais interessante que você conhece em nosso país? Aquela com curvas estonteantes, que se assemelha a um estágio de rally, ou aquela outra com um visual deslumbrante para se curtir em um conversível na manhã de um sábado?

Meus votos vão para duas estradas na região metropolitana de BH. Uma delas é a MGC-262 entre Sabará e Caeté, e sua extensão natural até a BR-381 chamada MG-435. Um visual estonteante por viajar no alto das montanhas. Um traçado estreito e desafiador, que trás emoção mesmo andando em baixas velocidades. Bem sinalizada, com guard-rails e asfalto conservado. É, basicamente, um pedacinho de Europa no Brasil. E subir até o Santuário no alto da Serra da Piedade é a cereja no topo do bolo. No mesmo time está a pequena estrada intermunicipal ligando parte da cidade de Nova Lima até o distrito de Casa Branca, em Brumadinho. Recomendo a todos que deem uma volta pelos lados de lá!

Serra do Rola Moça, MG
Serra do Rola Moça, MG

E você, o que nos recomenda? Qual a estrada mais legal do Brasil? Quais são suas experiências em estradas que fogem do comum no nosso país? Vamos, compartilhe conosco! Esperamos sua participação, e até a próxima!

De Jetta TSI no topo da Serra da Piedade
De Jetta TSI no topo da Serra da Piedade
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Comentários