Segredos / Volkswagen

Volkswagen apresenta Up! com motor 1.0 TSI Flex

Motor turbo será opção a partir da versão Move

Volkswagen-Up-TSI (2)

Turbo e injeção direta já não são mais coisa de gente grande. Agora, até o pequeno motor 1.0 de três cilindros flex  do Volkswagen Up! passa a ter motor TSI, com os sistemas que melhoram seu rendimento. Com isso, a potência do motor com álcool passou de 82cv para 105cv e o torque, de 10,4kgfm para 16,8kgfm. E o mais importante: o motor não ficará restrito a uma versão.

Volkswagen-Up-TSI (3)

O pequeno motor turbo flex será lançado no final de julho e estará disponível para o Up! a partir da versão intermediária Move – que hoje parte dos R$ 39.990. A ideia não é fazer do Up! um esportivo, mas sim oferecer um motor mais potente para o modelo concorrer com concorrentes com motores 1.4, 1.5 e 1.6. Vale lembrar que o cofre do motor Up! não tem espaço para receber um motor de quatro cilindros da Volks. Tanto que a grande diferença estará na tampa do porta-malas pintada de preto e com o logo “TSI”.

Mas ainda estamos falando de um compacto de 933kg com motor que tem tanto torque quanto o moderno 1.6 16v. Por isso, a Volkswagen se preocupou em reforçar os freios e ajustar a suspensão do Up!. Mas ainda temos esperança numa versão esportiva do compacto.

O novo motor é parte de um investimento de R$ 460 milhões na fábrica de motores, em São Carlos (SP). Até 2018 novos motores da família EA211 (como o 1.6 16v MSI, o 1.4 TSI do Golf e o próprio 1.0 três cilindros) passarão a ser produzidos na unidade, assim como os virabrequins dos motores montados no Brasil.

Volkswagen-Up-TSI (1)