Projeto estaria se tornando caro e complexo
A Volkswagen optou por desistir do desenvolvimento e produção de versão do câmbio DSG, automatizado de dupla embreagem, com dez velocidades. O projeto chegou a ser apresentado pela marca no Simpósio de Viena de 2013, mas se tornou extremamente dispendioso e complexo para ser produzido.
Segundo a Volkswagen, a transmissão teria várias aplicações, sendo possível implementá-lo em carros com motor transversal e longitudinal, além de tração dianteira ou traseira. Ela aguentaria até 55kgfm de torque e seria peça chave na linha da empresa para atender às especificações de emissões e consumo cada vez mais rígidas.
Além da Volkswagen, Ford e a GM anunciaram que estavam a desenvolvendo conjunto de uma transmissão de 10 velocidades. Mas seria automática e até agora também não foi apresentada.
Atualmente, o limite encontrado em automóveis são caixas de nove velocidades, como a transmissão da ZF que equipa os Land Rover, Jaguar e Jeep Renegade. Já a Mercedes desenvolveu a sua própria transmissão, denominada 9G-Tronic.