Audi A3 Sedan já é fabricado no Brasil

Audi / Lançamentos

Audi A3 Sedan já é fabricado no Brasil

Sedã tem motor 1.4 TSI flex e chega às lojas em novembro

09-ss

A Audi deu largada para a produção nacional do A3 Sedan em São José dos Pinhais (PR). As unidades nacionais estreiam o motor 1.4 TSI Flex de 150cv e chegam às concessionárias em novembro. O objetivo da marca é manter o preço inicial por volta dos R$ 100 mil e oferecer mais opcionais, como câmera de ré e acendimento automático dos faróis e opcionais como o assistente de mudança de faixa involuntária.

09-oaM3Ea83-780x450

O motor 1.4 TSI flex é fabricado em São Carlos (SP) e já teve números de consumo divulgados. Com álcool, faz 7,8km/l na cidade e 9,9km/l na estrada. Já com gasolina, faz 11,7km/l na cidade e 14,3km/l na estrada. E o sistema start-stop continua funcionando mesmo com álcool no tanque, ao contrário do que acontece com os BMW com motor ActiveFlex.

A expectativa é otimista: vender mais de mil unidades nacionais do A3 Sedan ainda em 2015 (quando deverá fechar com 19 mil carros vendidos) e cerca de 10 mil em 2016.

Mas a meta para o ano que vem também abrange a versão mais potente. Se a versão Attraction troca o 1.4 de 122cv pelo de 150cv, a Ambition perde o 1.8 TFSI de 180cv para receber o 2.0 TFSI a gasolina, e que chega às lojas em janeiro. E ainda no primeiro semestre o Q3 começa a ser fabricado no Paraná. Entre o final de 2016 e o início de 2017 chega o Q5 fabricado em San José Chiapa, no México.

Qu8WG1y - Imgur

“Com a produção local do A3 Sedan e, alguns meses depois, do Q3, estaremos em uma posição ideal para satisfazer os desejos de nossos clientes brasileiros”, afirma Jörg Hofmann, presidente e CEO da Audi do Brasil.

Mudanças powertrain

A Audi ainda não confirma, mas o A3 Sedan sofreu mudanças tpecnicas. As principais teriam sido a troca da suspensão traseira independente por eixo de torção, e o câmbio automático Tiptronic de seis marchas no lugar do S Tronic, automatizado de dupla embreagem e com sete marchas, na versão 1.4. A ideia teria sido deixar o A3 mais robusto para o mercado nacional e quem já dirigiu garante que as mudanças são imperceptíveis para o consumidor comum. A marca só vai se pronunciar sobre isso no lançamento do modelo, no final deste mês.

Futuro repetindo o passado

audi_a3_sportback_1

Não é a primeira vez que a fábrica de São José dos Pinhais fabrica um Audi. O A3 foi fabricado na unidade (então a mais moderna do Grupo VW no mundo) entre 1999 e 2006, ainda em sua primeira geração. E, novamente, seu parceiro de linha de produção será o Volkswagen Golf, com quem compartilha a plataforma MQB e os motores, inclusive o 1.4 Flex. O Golf nacional será lançado em dezembro.

 

  • Alecs

    Carros sem personalidade,sem graça,e iguais uniformizados como se fossem exercito mecanico para dominar as cabeças dos ingênuos,que não resistem e os apreciam como se feito por deuses superiores a tudo e a todos e com o aval e carta branca de domínio dos americanos,sócios deles…

  • Supernescau

    Os materiais podem ter boa qualidade, mas que painel simplório e pobre. Nem sempre um visual clean é de bom gosto. Gosto do TSI 1.4 e até prefiro ele sem DSG, mas não compraria esse carro.