Fiat Tipo: Egea resgatará nome dos anos 90 na Europa

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Sedã terá o nome de hatch médio que fez sucesso há 20 anos

Fiat-Egea-2

Vendido na Europa entre 1988 e 1997, o Fiat Tipo terá seu nome ressuscitado pela nova família de médios da fabricante italiana. Na prática, será o nome do Fiat Egea no mercardo global, fora da Turquia, onde será fabricado. O modelo também dará origem a um novo hatch e uma perua, previstas para os próximos anos, e é cotado para ser fabricado no Brasil.

fiat_tipo_3-door_3

O Fiat Egea tem a missão inicial de substituir o Linea e é maior que ele em algumas dimensões. São 4,5 metros de comprimento, entre-eixos de 2,64 metros, 1,78m de largura e 1,48m de altura, com 510 litros de porta-malas. É 7cm mais curto que o Linea, porém com entre-eixos 4cm maior e 5cm mais largo.

Fiat-Egea-5

Por fora o Egea tem linhas bastante italianas, com faróis que se integram à grade e lanternas traseiras interligadas por frisos. Por dentro, porém, tem formas já conhecidas e utilizadas em outros modelos do Grupo FCA, bem como o sistema multimídia com tela sensível ao toque de 5 polegadas e GPS TomTom, Bluetooth, câmera de ré e leitor de textos.

Fiat-Egea-13

Na Turquia, o Egea terá como opções dois motores a gasolina, um 1.4 16V Multiair e 1.6 16V E.TorQ e dois a diesel, um 1.3 e um 1.6 Multijet, com potências que variarão entre 95 e 120cv. A transmissão poderá ser manual ou automática, ambas de seis marchas.

Fiat-Egea-19

Segundo o site português Automonitor, o novo sedã médio da Fiat também será produzido no Brasil e na Índia, onde o Linea é fabricado hoje. A aposta é para a fábrica da FCA em Pernambuco, mas por ora a unidade só tem capacidade para três carros, que são o Renegade, a picape Toro e o terceiro, um novo SUV intermediário que substituirá o Jeep Compass, o chamado “Jeep 551”. Se nacional, o Egea teria que ser fabricado em Betim (MG), de onde saem hoje Bravo e Linea.


Fiat-Egea-16

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Comentários