Fiat / Segredos

Fiat Toro: primeira imagem oficial da picape média da Fiat

Picape chega às lojas em fevereiro por R$ 70 mil

Autodesk VRED Design 2015 SP4

“Uma picape com capacidade para levar até uma tonelada de carga e cinco pessoas a bordo com o conforto de um automóvel de luxo”, a definição da Fiat Toro pela fabricante é tão ousada quanto o design da picape, agora revelada por foto oficial – ainda que produzida digitalmente. É o esforço da Fiat para atrair os holofotes para a picape que só chega às lojas em fevereiro e conter o burburinho criado pelo lançamento da Renault Duster Oroch.

Nas palavras da Fiat, a Toro é uma Sport Utility Pick-ups (SUP), uma picape com o conforto e dirigibilidade de um SUV. A plataforma tem partes do Jeep Renegade e de outro Jeep maior que será lançado também em 2016 para substituir o Compass. A suspensão traseira será do tipo dual link na traseira e a capacidade de carga chegará a 1 tonelada na versão diesel. E ela será consideravelmente maior que a Oroch, que tem 4,69m de comprimento. Na Toro são 4,91m, 8cm menor que uma SsangYong Action Sports ou 34cm mais curta que uma VW Amarok.

Fiat Toro - FCA Pernambuco (1)

Fotos da Toro dentro da fábrica da FCA, em Pernambuco, já haviam sido divulgadas por meio das redes sociais. Porém, agora a picape aparece em um ângulo que consegue favorecer suas linhas. Esta é da versão mais completa, Country, com LEDs diurnos como luz de posição, rodas aro 17″ e suspensão elevada. O para-choque dianteiro se destaca pela proteção prateada na parte inferior e pelos frisos cromados na grande tomada de ar que interliga os faróis.

Fiat-Toro-2016-4

A traseira, já conhecida, tem lanternas com prolongamento para as laterais que lembram a Strada. O que realmente chama atenção, porém, é tampa da caçamba. Dividida ao meio, terá até seis tipos de abertura segundo a Car And Driver: poderá ser aberta para baixo, como numa picape normal, ou para os lados, como numa geladeira double side. E cada movimento pode ser feito por uma das metades da tampa de forma independente.  Fontes ainda falam num sistema de prolongamento de caçamba interessante, mas que será opcional.

Fiat-Toro-2016-2-599x600

Motores do Renegade

Parte da plataforma é comum ao Renegade, os motores também. Só que o motor 1.8 E.torQ Evo da picape terá configuração mais potente, com 138cv ao invés de 132cv, enquanto o torque será aumentado dos 19,1kgfm para 20kgfm, mas usará apenas câmbio automático de seis marchas. Motor diesel é o 2.0 Multijet de 170cv. Ao contrário do Jeep, nem todas as versões diesel terão tração 4×4 e, além do câmbio automático de seis e nove velocidades, terá opção de manual de seis marchas – já pensando nas vendas para pessoas jurídicas.

Fiat-Toro-2016-3

Segundo o Carsale, a gama de versões começam pela versão Urban. Sempre com motor 1.8 e câmbio automático, terá equipamentos como ar-condicionado, auxilio de partida em rampa (HSA), computador de bordo, Isofix, direção elétrica, rádio com Bluetooth, rodas de aço aro 16″, vidros elétricos e volante com regulagem de altura e profundidade entre os principais equipamentos.

Em seguida vem a versão Adrenaline, com motor 1.8 flex ou 2.0 diesel com câmbio manual e tração 4×2. Soma à lista trocas de marcha no volante – que também recebe comandos do som -, banco do passageiro dianteiro dobrável e rebatível, controle de tração e estabilidade (ASR/ESC), controle eletrônico anti capotamento (ECR), faróis e lanterna traseira de neblina, luz diurna (DRL), iluminação de caçamba, rodas de liga leve aro 17″, sensor de ré e central Uconnect com tela de 5 polegadas.

Fiat Toro - FCA Pernambuco (2)

A versão Coutry é que terá todas as configurações mecânicas, incluindo o motor diesel com câmbio manual e 4×4, e câmbio de nove marchas também 4×4. Soma ar-condicionado automático digital dual zone, câmera de ré com visualização no sistema Uconnect (este com GPS), controle eletrônico de velocidade em descidas (HDC), seletor de tração para 5 tipos de terreno (se 4×4), painel de instrumentos em TFT colorido de tela 7 polegadas, sensores de chuva e crepuscular, retrovisores externos rebatíveis e suspensão elevada.

Após atrasos no desenvolvimento, a previsão de início das vendas da picape está para fevereiro. E os preços devem começar em cerca de R$ 75 mil e passar dos R$ 120 mil, próximos do cobrado pelo Renegade.