Kia anuncia importação do Soul EV para o Brasil

Kia / Segredos

Kia anuncia importação do Soul EV para o Brasil

A isenção do IPI para carros elétricos no país já dá resultados

kia_soul_ev_eu-spec_14

A Kia parecia já estar preparada para boas notícias. Seguindo a aprovação da proposta que zera os impostos de importação (IPI) para carros elétricos (que até então é de 35%), a fabricante anunciou que venderá, de forma oficial, a versão EV do Soul. A Kia ainda não divulga, porém, quando e por quanto o modelo chegará ao Brasil – mas espere por preços próximos de R$ 100 mil.

kia_soul_ev_eu-spec_11

O design do Soul EV denuncia sua vocação ecológica. Por não necessitar de refrigeração, as grades dianteiras são fechadas – o mesmo acontece com as rodas, com desenho menos convencional. O interior recebe acabamento diferenciado, com revestimentos de tonalidades mais claras a exemplo dos atuais Nissan Leaf e Toyota Prius. Equipamentos mais tecnológicos, como telas em OLED, estão presentes para menor consumo de energia.

kia_soul_ev_eu-spec_8 (1)

Contudo, o apelo do modelo não é visual (que muitos poderão estranhar em um primeiro momento). A grande atração do Soul EV é sua mobilidade 100% por energia elétrica, com emissão zero de poluentes. Segundo a Kia, o modelo pode atingir até 145km/h com 110cv de potência e o bom torque de 29kgfm. De 0 a 100km/h são gastos 11,2 segundos, enquanto a autonomia média é de 199km.

kia_soul_ev_eu-spec_11 (1)

Ainda de acordo com a marca, são necessárias 24 horas para uma carga completa da bateria com uma fonte de 120V, tempo que diminui para cinco horas com 240V. Uma carga rápida, que deixa a bateria com 80% de sua capacidade, pode ser feita em 33 minutos. Assim como outros modelos híbridos e elétricos, o Soul EV reaproveita cerca de 12% da energia gerada durante as frenagens. Outro ponto interessante, este voltado à segurança dos pedestres, está no alerta sonoro emitido enquanto o veículo trafega em baixas velocidades.

  • V12 for life

    Considerando o valor do Soul comum e a diferença entre ele e o EV nos Estados Unidos, por volta dos 100mil é extremamente otimista, deve passar facilmente dos 150mil.

    • Atomico

      Nao sei nao, parece que 100 mi, tá bem pago. O bmw i3 deve vender por 160, mas é muito superior ao soul. Num confronto direto, não tem pro soul, perde feio do bmw.

      • V12 for life

        Fiz o comentário antes da BMW anunciar a redução para 170, mas se o IPI também for zerado como ta em projeto é capaz do I3 ficar abaixo dos 150mil, nesse caso o Sol pode até ficar nessa faixa dos 100 mil mesmo. Como está agora acho difícil ser menos de 130 afinal mesmo sendo inferior ao BMW ambos são carros que só servem para mostrar a consciência ambiental das fabricantes e não para ter volume de vendas.