Leitor flagra novo compacto da Fiat, o Projeto X1H

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Subcompacto inédito tem lançamento previsto para 2016

Fiat X1H (1)

Ao fazer quarenta anos em solo brasileiro em 2016, a Fiat pretende presentear o consumidor com produtos inteiramente novos. Além da Toro, cujo lançamento está previsto para o ano que vem, o subcompacto inédito da fabricante italiana segue firme em ritmo avançado de testes. Por hora denominado de “Projeto X1H”, o modelo será derivado do Fiat Uno (plataforma 327) e tem como alvo principal o Volkswagen Up!.

Fiat X1H (2)

Segundo informações do Autos Segredos, o Fiat X1H terá preço estimado na casa dos R$ 30 mil. Para que tal valor seja alcançado, sua produção será barateada, compartilhando com o Uno componentes como para-brisas, estamparia do teto e porta dianteira. Seu desenho será inovador, com traços diferentes dos que compõem o atual portfólio da fabricante – além da tampa traseira inteiramente em vidro, como no próprio VW Up! europeu.

Projeção (Autos Segredos)
Projeção (Autos Segredos)

Por estar na fase final de projeto, quando os protótipos são montados na linha de produção já com componentes definitivos, todas as unidades do X1H passam escoltadas pela segurança patrimonial da Fiat. Isso não impediu que um protótipo, disposto na plataforma de um caminhão-reboque, fosse fotografado pelo leitor Helisson Gonçalves, nas proximidades da cidade de Paraopeba, enquanto trafegava pela BR 040. Verifica-se, pelas fotos, a real presença da tampa traseira em vidro inteiriço tal qual destacado pelas projeções – assim como as formas gerais do subcompacto.

Projeção (Autos Segredos)
Projeção (Autos Segredos)

Em um primeiro momento, o X1H chegará no primeiro semestre de 2016, na virada do primeiro para o segundo semestre. Para trazer para si a curiosidade sobre o modelo após o lançamento, a fabricante italiana prepara a versão aventureira Way para a exposição no Salão do Automóvel de São Paulo. O motor, inicialmente, será o veterano 1.0 Fire EVO, acoplado a uma transmissão manual de cinco marchas. Entretanto, a unidade será revisitada, com melhorias que o tornarão mais eficiente até a chegada do inovador 1.0 GSE em 2017, de três cilindros e seis válvulas.

Por fim, o X1H não tomará o lugar de nenhum modelo na linha de produção. Até mesmo o veterano Palio Fire irá conviver com a novidade por algum espaço de tempo. Desta forma, durante parte do ano de 2016, a Fiat contará com cinco hatches compactos (Palio Fire, X1H, Uno, Novo Palio e Punto), em um segmento em que sempre se mostrou forte e competitiva.

Com informações do Autos Segredos

 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Comentários