Fit, City e Ford Ka+ também foram avaliados e não se saíram mal
O Latin NCAP divulgou os resultados de nova rodada de seus testes de colisão. Dos seis carros avaliados, quatro são vendidos: Ford Ka+ e os Honda Fit, City e HR-V. Este último obteve o melhor resultado da rodada, com cinco estrelas tanto para a proteção de adultos como para as crianças sentadas no banco traseiro.
Segundo o Latin NCAP, a estrutura do Honda HR-V se mostrou estável e o modelo tem elementos avançados que permitiram oferecer bons níveis de segurança. Desta forma, o HR-V fica tecnicamente empatado com seu principal concorrente, o Jeep Renegade. Dos 17 pontos possíveis em proteção a adultos, o HR-V recebeu 16,70 e o Renegade, 16,12. Para crianças, a nota máxima é 49 pontos e o HR-V recebeu 43,30, contra os 43,54 do Renegade.
Já os novos Honda City e Fit receberam cinco estrelas para a proteção dos ocupantes adultos e quatro estrelas para a proteção de crianças. Ambos mostraram desempenho estável. O Latin NCAP destaca os cintos de segurança, os pretensores e os airbags, que protegem bem cabeça, peito e pescoço dos passageiros da frente. Ambos os modelos contam com ancoragens ISOFIX, que melhoram os níveis de segurança para as crianças.
Já o novo Ford Ka alcançou quatro estrelas para o ocupante adulto e três estrelas para o ocupante Infantil, mesmo utilizando ancoragens ISOFIX. O desempenho dinâmico foi bom, mas o órgão vê como ponto negativo o compacto continuar a oferecendo cintos de dois pontos para o ocupante do meio do banco traseiro mesmo em um carro com projeto novo.
Entre os modelos avaliados nesta rodada de testes que não são vendidos por aqui está o Volkswagen Vento, nova geração do Polo Sedan, vendido em alguns mercados sul-americanos. O modelo recebeu cinco estrelas para adultos e três para crianças. Outro modelo é o Chevrolet Aveo, carro mais vendido do México e avaliado em sua versão básica. Por não ter airbags, obteve zero estrela para adulto e duas estrelas para criança.