Kwid substituirá o velho compacto no Mercosul
Após 16 anos de mercado, o Renault Clio de segunda geração inicia os trâmites para a aposentadoria. O compacto abandonará as linhas da fábrica de Santa Isabel no final de 2016, segundo o Autoblog Argentina. Mas a Renault não ficará sem um carro de entrada…
A fábrica, que também produz o Fluence e o Kangoo, será ocupada com a produção de Logan e Sandero para o mercado argentino. Quem assume o posto do Clio, porém, será o Kwid. Se trata de um compacto bastante simples lançado recentemente na Índia e que tem como objetivo ter preço inicial entre os R$ 25 mil e R$ 30 mil. Tem 3,68m de compriemento (8cm a mais que um Up!), 1,57m de largura (3cm a mais que um uno), 1,47m de altura (4cm a mais que um Palio) e 2,42m de entre-eixos (como em um Picanto).
Para dar conta dele, escalaram o motor 0.8 de três cilindros que rende 54cv e 7,3kgfm de torque. É pouco, mas promete consumo de 25km/l. Um motor 1.0 de quatro cilindros (o mesmo do Clio, 1.0 16V) e opção de câmbio automatizado Easy´R serão oferecidos depois na Índia e também estarão no carro brasileiro.
Com outro nome, o Kwid será lançado no Brasil no final de 2016 e outra de suas metas é ser um dos carros mais econômicos do país.
Nos corredores da fábrica da Renault em São José dos Pinhais (PR), o subcompacto é tratado pelo codinome “XBB” e receberá os mesmos retrovisores de Logan e Sandero. No interior, os plásticos dos acabamento serão trocados por materiais de melhor qualidade, mas o quadro de instrumentos digital permanece.