Avaliação – Volkswagen Jetta Highline TSI é um carro para ser dirigido

Avaliação / Volkswagen

Avaliação – Volkswagen Jetta Highline TSI é um carro para ser dirigido

 Um carro legal, um feriado prolongado e uma viagem de 1800km

Volkswagen Jetta TSI 2016 (30)

Um feriado prolongado pela frente e um carro muito legal para ser avaliado por apenas 500km. Ligo para o Renato e decidimos: saio do Rio de Janeiro, passo em Belo Horizonte, busco ele e seguimos para Ipatinga. Pra quê? Para curtir o Volkswagen Jetta TSI, claro!

Essas três letras fazem muita diferença. É que há dois Jetta diferentes a venda no Brasil. Os Trendline e Comfortline (este montado no Brasil), com o motor 2.0 8v aspirado de 120cv e a mesma disposição do Ronaldo na Copa de 2006. O outro, o Jetta Highline, com motor 2.0 16v com turbo e injeção direta e 211cv com o mesmo pique do Ronaldo na Copa de 2002.

Volkswagen Jetta TSI 2016 (27)
Mas a matemática faz questão de provar que os dois “jogadores” têm valores muito diferentes. Um Trendline sai por R$ 72.490, um Comfortline por R$ 77.690 e o Highline por – nada modestos – R$ 98.990. A diferença de pouco mais de R$ 20 mil não é preenchida apenas pelo motor, mas por equipamentos e mimos que que elevam o Jetta a um outro nível, sem parecer e nem aparecer.

O “tal” motor 2.0 turbo queima apenas gasolina para entregar 28,6kgfm de torque a bons 2000rpm e os 211cv a 5500rpm. Por ter força desde cedo, o motor responde de forma linear e suave até que você desperte seu lado mais agressivo, colocando o câmbio no modo Sport.

Volkswagen Jetta TSI 2016 (7)

Mas, vai por mim: foram quase 1800km percorridos ao longo da viagem e em nenhum momento senti a necessidade de colocar o câmbio no modo esportivo. No máximo, recorri às trocas sequenciais para reduções – muitas vezes, sem necessidade.

Bastava pressionar o acelerador com mais força para, milésimos de segundo antes de pedir redução na borboleta atrás do volante, o câmbio fazer a troca – ou reduzir até três marchas, se fosse o caso – por impulso próprio. A relação entre homem e máquina já se tornara telepática antes mesmo de chegar em Juiz de Fora – aquele prolongamento do Rio de Janeiro em Minas Gerais.

Volkswagen Jetta TSI 2016 (13)

Basta uma distração para se pegar em velocidade impublicáveis sem perceber, com a mesma paz que se teria a 80km/h – o isolamento acústico é bom e faz jus ao que se espera de um carro tão carro. Parte do mérito é do câmbio DSG de dupla embreagem, que usa suas seis marchas para aproveitar a força e elasticidade do motor em qualquer situação.

Mas atenção era necessária, pois estava chegando em Lafaiete. O Renato já havia alertado da existência de lombadas na rodovia. E nem todas com boa sinalização…

O comportamento deste Jetta muda tão rápido quanto ele pode andar. Vai do que se passa na cabeça do motorista. Dependendo do que o Jetta interpreta em sua suposta psicanálise, fica invocado ou sossegado. E isso pode até ajudar o motorista a equilibrar seu lado emocional após um dia cheio.

Volkswagen Jetta TSI 2016 (33)

Mas o melhor é chegar em Belo Horizonte sem o mínimo sinal de cansaço. Tudo bem que os bancos poderiam sustentar melhor as pernas, mas deu para encontrar um ajuste correto ao longo da viagem (os comandos no banco do motorista são elétricos).

Andar na rua com um Jetta azulão de interior bege não é a melhor forma de passar desapercebido, mas este ainda é um sedã médio de linhas sóbrias ao extremo. É até difícil notar as mudanças da linha 2015 por isso.

Volkswagen Jetta TSI 2016

Mas a policial da PRF percebeu quando nos parou numa blitz de rotina. Notou que mantiveram os faróis, mas aumentaram a grade ao trocar o para-choque dianteiro. Agora os faróis de neblina são interligados por frisos, como manda a receita dos últimos lançamentos da VW, e a traseira tem lanternas mais recortadas e, consequentemente, nova tampa do porta-malas. Ela ainda fez o Renato, que já havia assumido o volante por conhecer melhora a região, assoprar o bafômetro.

Liberados, seguimos. Mas as obras de duplicação da BR-381, que nunca acabam, logo nos atrapalhou. Podia ser pior: acidentes graves não são incomuns naquelas curvas. Demos meia-volta com a intenção de pegar a MG-262, entre Sabará e Caeté. Mas a única via havia sido interrompida por uma competição de trikke. Com o todo o caos formado era impossível voltar. Então nos aventuramos em uma estrada da Vale do Rio Doce, que exigia certo cuidado por causa da magnetita (minério de ferro) misturada ao barro.

Volkswagen Jetta TSI 2016

Volkswagen Jetta TSI 2016 (21)Com pneus intactos e o interior bege mantido livre do barro vermelho a duras custas, voltamos ao mesmo engarrafamento. Nos ferramos com cobertura de chocolate e flocos de castanha: a viagem não que deveria passar de três horas durou mais de cinco.

Pulemos o calor de Ipatinga agravado pelos altos fornos da Usiminas… Dentro do Jetta o ar-condicionado com controle de temperatura de duas zonas ajudava a amenizar a situação. De certa forma, o acabamento claro também. A claridade que traz ao interior – junto com o teto solar – pode compensar a neura com o carpete claro e a excentricidade num país que cultua carros com interior predominantemente preto. Ali dentro, de novidade, há apenas o volante compartilhado com o Golf (e que tende a se tornar padrão na marca).

Mas só até o trânsito abrir e o motorista pressionar forte o acelerador – pivotado no assoalho, como no bom e velho Fusca -, e abrir distância no trânsito. Por mais que a velocidade máxima seja limitada, não há nada como alcançar rápido esse limite. O mesmo conjunto mecânico do Jetta Highline equipa vários Volks com pegada esportiva, como o novo Fusca. Mas isso não transforma o Jetta em esportivo. Nota-se a preocupação em entregar conforto na direção desmultiplicada, no excelente consumo médio de 10,8km/l na estrada e na suspensão independente nas quatro rodas, bem calibrada para garantir o melhor convívio no dia-a-dia – mas que ainda permite escapadas de dianteira.

Isso ficou bastante nítido nas curvas da MG-262, que enfim conseguimos passar livres de retorno a Belo Horizonte. Mas não sem antes subir a belíssima Serra da Piedade, repleta de formações rochosas antigas e de simbolismos religiosos e antropológicos – embora não tenhamos encontrado  O Oráculo por lá. E lá no topo, a 1.751 metros de altura, há um santuário que começou a ser erguido em 1767. As fotos expressam a beleza do lugar.

Volkswagen Jetta TSI 2016 (35)

Na volta para o Rio de Janeiro, já sem a companhia do sol, algumas dúvidas e certezas vinham à cabeça. É difícil, por exemplo, chegar a uma certeza de como é o perfil do comprador de um Jetta TSI. Não é o mesmo senhor que compra o Comfortline. É alguém de qualquer idade que sabe que respostas imediatas do motor também aumentam a sensação de conforto e segurança ao dirigir. Que é muito bom ter bastante força ao alcance do pé a qualquer momento.

Mudam os perfis, mas não a oferta de equipamentos opcionais. Sobre as demais, o Highline tem a vantagem de ter de série seis airbags, controles eletrônicos de estabilidade e tração, ar-condicionado digital com duas zonas de temperatura e quadro de instrumentos com tela colorida.

Volkswagen Jetta TSI 2016 (34)

O carro avaliado custa nada modestos R$ 114.926. Entram na conta a cor Azul Silk (R$ 1.167), o teto-solar elétrico (R$ 4.294) e o pacote Premium (R$ 10.475), que inclui piloto automático, bancos em couro de verdade, com aquecimento dos dianteiros e regulagens elétricas no do motorista, além de retrovisor eletrocrômico, acendimento automático dos faróis, sensor de chuva, partida sem chave, faróis de xênon e central multimídia com navegador GPS. Muita coisa que nem deveria ser opcional em um carro tão legal quanto esse.

Galeria

Fotos | Henrique Rodriguez

  • #########Carlao GTS

    Espaçonave

  • #########Carlao GTS

    Nave espacial.

  • Roberto Da Silva Rocha

    Contrariando a lógica dos Fanboys da famosa VW, que lógica teria esta fábrica que resiste a renovar e a atualizar os seus produtos sendo possuidora da maior lista de modelos envelhecidos, como Fusca, Kombi, Gol, Golf, e não é por acaso. Famosa por adquirir os concorrentes e assimilar a tecnologia, nem mesmo o Fusca é projeto próprio da VW, como o tribunal federal alemão atestou dando ganho de causa à pequena fabricante Tcheca que criou e projetou o Fusca, modelo T97 Tatra cf

    A VW nem quer ouvir a palavra TATRA. Esta pequena e esquecida indústria
    da antiga República Tchecoslováquia criou o modelo T87 que inspirou as
    principais variáveis e parâmetros do futuro fusca: motor traseiro a ar, frente
    aerodinâmica arredondada e flúida, traseira aerodinâmica em queda suave como
    nos projetos da Tatra tcheca. Chassis patenteado pela Tatra em torno de um tubo
    de aço e suspensão por barras de torção e independente nas quatro rodas, com
    tração traseira.

    Semelhança do Tatra t97 com KdF -Wagen / Volkswagen
    Beetle.

    Tanto o design aerodinâmico e as especificações técnicas, especialmente o motor
    refrigerado a ar plano (flat) de quatro cilindros montado na parte de trás, dá
    a T97 uma semelhança impressionante com o KdF -Wagen da Volkswagen , que mais
    tarde tornou-se o Beetle. Acredita-se que a Porsche usado designs de Tatra uma
    vez que ele estava sob enorme pressão para projetar a Volkswagen forma rápida e
    barata [2] De acordo com os livros Tatra – . The Legacy of Hans Ledwinka e Car
    Wars, Adolf Hitler disse sobre o Tatra “esta é a carro para os meus
    caminhos” . Ferdinand Porsche admitiu mais tarde ‘para ter olhado sobre os
    ombros de Ledwinka ‘ ao projetar o Volkswagen . Tatra processou por danos
    Porsche e Porsche estava disposta a resolver. No entanto, Hitler cancelou este,
    dizendo que ele “iria resolver a questão. ” Quando a Checoslováquia
    foi invadida pelos nazistas, a produção do T97 foi imediatamente interrompida ,
    e o processo caiu . Após a guerra, Tatra reabriu o processo contra a
    Volkswagen. Em 1967, o assunto foi resolvido quando a Volkswagen pagou Tatra
    3.000.000 Deutsche Mark em compensação. Isso aí não é um Golf, é um AUDI moço!
    NovaWagen-plágio-Golf!

  • Roberto Da Silva Rocha

    Contrariando a lógica dos Fanboys da famosa VW, que lógica teria esta fábrica que resiste a renovar e a atualizar os seus produtos sendo possuidora da maior lista de modelos envelhecidos, como Fusca, Kombi, Gol, Golf, e não é por acaso. Famosa por adquirir os concorrentes e assimilar a tecnologia, nem mesmo o Fusca é projeto próprio da VW, como o tribunal federal alemão atestou dando ganho de causa à pequena fabricante Tcheca que criou e projetou o Fusca, modelo T97 Tatra cf

    A VW nem quer ouvir a palavra TATRA. Esta pequena e esquecida indústria
    da antiga República Tchecoslováquia criou o modelo T87 que inspirou as
    principais variáveis e parâmetros do futuro fusca: motor traseiro a ar, frente
    aerodinâmica arredondada e flúida, traseira aerodinâmica em queda suave como
    nos projetos da Tatra tcheca. Chassis patenteado pela Tatra em torno de um tubo
    de aço e suspensão por barras de torção e independente nas quatro rodas, com
    tração traseira.

    Semelhança do Tatra t97 com KdF -Wagen / Volkswagen
    Beetle.

    Tanto o design aerodinâmico e as especificações técnicas, especialmente o motor
    refrigerado a ar plano (flat) de quatro cilindros montado na parte de trás, dá
    a T97 uma semelhança impressionante com o KdF -Wagen da Volkswagen , que mais
    tarde tornou-se o Beetle. Acredita-se que a Porsche usado designs de Tatra uma
    vez que ele estava sob enorme pressão para projetar a Volkswagen forma rápida e
    barata [2] De acordo com os livros Tatra – . The Legacy of Hans Ledwinka e Car
    Wars, Adolf Hitler disse sobre o Tatra “esta é a carro para os meus
    caminhos” . Ferdinand Porsche admitiu mais tarde ‘para ter olhado sobre os
    ombros de Ledwinka ‘ ao projetar o Volkswagen . Tatra processou por danos
    Porsche e Porsche estava disposta a resolver. No entanto, Hitler cancelou este,
    dizendo que ele “iria resolver a questão. ” Quando a Checoslováquia
    foi invadida pelos nazistas, a produção do T97 foi imediatamente interrompida ,
    e o processo caiu . Após a guerra, Tatra reabriu o processo contra a
    Volkswagen. Em 1967, o assunto foi resolvido quando a Volkswagen pagou Tatra
    3.000.000 Deutsche Mark em compensação. Isso aí não é um Golf, é um AUDI moço!
    NovaWagen-plágio-Golf!

  • ROBERTO DA SILVA ROCHA

    ATÉ HOJE NÃO COMPREENDI PORQUE SE PODE COMPRAR UM AUDI COM CARA DE VW? PORQUE CUSTA PROPORCIONALMENTE AO DESCENSO DO STATUS, JÁ QUE A SUA ALMA É DE AUDI, MOTOR, SUSPENSÃO, CÂMBIO, PROJETO….

  • TSI

    Uma correção, o motor do jetta tsi não é o mesmo que equipa o Golf Gti que possui 9 cv a mais e 7 kgfm a mais de torque.

    • Victor

      É o mesmo motor, com calibragem diferente

      • Marcos Cargnin

        De maneira alguma. O motor do Golf GTI possui um sistema de alimentação aprimorado, com 4 bicos de injeção direta e 4 bicos de injeção indireta, estes últimos não disponíveis no Jetta TSI, dentre outros acertos menores. Embora baseados no EA888, ambos motores são bem diferentes.

      • TSI

        Errado amigo, o motor é o mesmo mas a geração é diferente e assim o EA888 de terceira geração (GTI) é dotado de dois sistemas de injeção, direto e indireto, totalizando oito bicos injetores. Voltado à performance, tem comando variável na admissão e no escape, além do coletor integrado ao cabeçote e intercooler redesenhado para obter mais potência e torque

        • Roberto Da Silva Rocha

          vc acha msm que a VW faria um novo motor, Recicla, reaproveita, reduz….RRR

          • TSI

            Pois é, principalmente sendo talvez o melhor motor do mundo hoje em dia. Tão premiado mundo afora

          • Roberto Da Silva Rocha

            serio? melhor do grupo vw, porsche, audi (copia), lambo, seat, veyron….

          • TSI

            Sem mimimi. Se não leu repito… Entre as 10 categorias a VW abocanhou 2 e um 2 lugar…

          • TSI

            Ao menos é o que entendo quando vejo todas premiações que ja recebeu. Não de consumidores brasileiros e sim de pessoas que sabem ao menos um pouco a mais que nós…

          • Roberto Da Silva Rocha

            poderia me informar, para esclarecer a este humilde professor de metologia científica e métodos de pesquisa apenas duas coisas: quais os critérios objetivos para elencar os requisitos e para avaliar os requisitos; segundo lugar, quais as qualificações técnicas, intelectuais e profissionais dos avaliadores.
            PS. Em ciência não se usam adjetivos tais como “melhor” apenas informações exatas em forma de parâmetros e indicadores em uma escala numérica. Obgd

          • TSI

            Kkkkkkk
            Eficiência, coisa que VC não deve conhecer…. Um dia experimente…
            Desempenho, consumo, emissão, etc, são dados para chegar à eficiência sr cientista… Isto tudo significa perda energetica na combustao do motor e assim a eficiência do mesmo. Mas talvez não saiba…. Então p que discutir? Não é?
            Passar bem…

          • Roberto Da Silva Rocha

            respondido, satisfeito com a resposta

          • Roberto Da Silva Rocha

            Tipo o analista e mais famoso jornalista inglês, Jeremy Clarkson, que já disse que o Golf é o melhor automóvel do mundo? kkkkk Mundo dos pobres… rsrsrsrsr

          • TSI

            Sério?

          • Roberto Da Silva Rocha

            Melhor motor do mundo para quê: colocar num tanque de guerra, numa colheitadeira ou num aparador de grama? Me esclareça aí

          • Roberto Da Silva Rocha

            sério!

          • Roberto Da Silva Rocha

            Sério? Melhor que o da Yamaha 1000, BMW S1000, da Suzuki 1000, Da Kawasaki 1000, do Mini 1.0, caracas é muito mesmo!

          • TSI

            Vc conhece todos? Cara, vc é um grande conhecedor… Me calou agora…..
            kkkkkkkkkkk SQN

          • Roberto Da Silva Rocha

            Prêmio da AutoEsporte! Internacional! Vai equipar o blindado Panzer Leopharad do Exército Brasileiro e também o FRACO Touareg da Volkswagen ouvi dizer que Porsche vão soltar uma versão apimentada do Macan com o motor do TSI UP!

            2016-02-22 11:43 GMT-03:00 Disqus :

          • TSI

            Serio?