Lançamentos

10 coisas que todo carro deveria ter em 2016

PEUGEOT_408_2016 (11)

Se fossemos fazer uma lista de tudo que nossos carros deveriam ter, ficaríamos aqui até amanhã e o último item da lista seria uma máquina de café expresso em cápsulas. Mas o que reunimos aqui são equipamentos banais que, em muitos casos, nem carros bem caros não os tem. E temos certeza que você concordará com eles.

Vidros elétricos em todas as portas e fechamento global

defeitos-em-vidros-elétricos

O banco traseiro do seu carro pode nunca ter sido usado, mas você pagou por um carro com quatro portas. Se é pra ser assim, por que deixar o acionamento dos vidros traseiros na manivela? Vidros elétricos traseiros ainda servem como item que diferencia uma versão da outra entre os populares, mas também é vendida como opcional (custa R$ 618 no Palio). Pior é quando há vidros elétricos, mas que não sobem depois de trancar o carro.

Chave canivete

IMG_7157

Entre os carros japoneses é comum que, se o carro não tiver chave presencial, a chave dele seja simples, sem ser canivete, apenas mas com o comando das travas integrado. Entram na lista os Toyota Etios, Hilux, RAV4, os Nissan March, Versa e Frontier e exceções, como os Renault Duster e Oroch, e a grande maioria dasFerrari. Se o bolso da sua calça furar, culpe-os.

Faróis de neblina

Chevrolet Onix 2013

Chevrolet Onix 2013

Os carros realmente ficam com design esquisito sem os neblinas nas extremidades do para-choque traseiro, mas não são elementos estéticos, eles têm função de segurança. Sua função é iluminar as faixas do piso quando houver neblina. E não custam tão caro para que versões de entrada de carros que custam mais de R$ 50 mil não os tenham.

chave-canivete-original-para-volkswagen-3-botoes-05Abertura do porta-malas pela chave

 

Mais ninguém está acostumado a inserir a chave nas portas do carro para abrí-las. Então, por que isso seria necessário para abrir o porta-malas? Em carros como Sandero, Logan e algumas versões do Etios, ou você abre o bagageiro por uma alavanca interna ou precisa tirar a chave do contato e girar ela lá atrás.

Computador de bordo

Honda-HR-V (6)

Uma coisa é o carro ter projeto tão antigo que não tenha como exibir o consumo do carro nos instrumentos. Mas o que justifica um carro com os Chevrolet Onix e Prisma, lançados há cerca de quatro anos, não terem computador de bordo nas versões mais em conta, LS e LT? Por que fazer dois quadros de instrumentos diferentes por causa de algo tão banal?

“Lane assist”

p19tg5mhrpi5f102nr177t18t43

Cada fabricante dá seu nome para a função que, ao encostar na haste da seta, pisca a seta de 3 a 5 vezes. É algo muito falta do qual se sente muita falta depois que já está acostumado, e que é extremamente simples. Mesmo assim, nenhum Hyundai HB20 ou Fiat Adventure o tem.

Cintos retráteis

Novo-Fiat-Uno-Sporting-2015-15

Acredite, ainda há carros com cinto de segurança traseiro que precisa ser ajustado toda vez que alguém diferente ocupa o banco de trás. O Fiat Palio Fire é um deles.

Preparação para som

Novo Renault Logan. Curitiba, 06/10/2013. Foto: Agência La Imagem



Não há nada errado com o motorista preferir comprar o carro sem a central multimídia oferecida de fábrica. Mas custa muito passar toda a fiação e instalar alto-falantes? Para as fabricantes de alguns modelos de entrada custa sim.

Desembaçador e lavador do vidro traseiro

30586

Boa visibilidade no vidro traseiro é importante, mas impossível de se ter em hatches caso não tenham desembaçador, limpador e lavador. Não são caros, mas versões mais acessíveis de muitos compactos não os tem e outros ainda dão grande destaque a estes equipamentos.

Descanso para o pé esquerdo

ren-117

Não é porque seu carro não é automático que o pé esquerdo não terá folga. Na estrada o intervalo das trocas de marcha são maiores e seu pé não pode ficar no pedal para não desgastar o conjunto. O melhor lugar para ele é um apoio plástico ao lado. É coisa simples, mas há muitos modelos caros que até tem um lugar para apoiar o pé, mas direto no carpete do carro.

Trava automática das portas

Você anda com o carro, atinge uma velocidade e as portas trancam-se automaticamente. Parece algo tão natural, não é mesmo? Mas, acredite: o Hyundai ix35 não tem esta função. O módulo que faz isso custa cerca de R$ 100 no mercado paralelo.

Ajustes de altura para volante, banco e cinto

Ajuste-de-Altura-Volante

O conforto de um carro também depende da forma como você se adapta a ele. Mas isso fica complicado quando o carro não tem ajustes de altura pra banco, volante e cinto de segurança. Dificilmente um ajuste fixo agradará pessoas de todos os tamanhos. É algo que retirar do carro para cortar custos não compensa ao longo do tempo.

  • Diggo

    Cintos retráteis, tem carro que se diz “completo” sem estes itens. É lamentável.

  • lucasfs

    Não entendo como as pessoas não dão o valor devido ao farol de neblina! Aliás, entendo sim, brasileiro compra carro pelo desenho, não pelos recursos que ele oferece. Vai fazer um ano que estou de corsa sedan, e não pude pegar um mais novo pois 2 itens desta lista só tinham no 2010 e nos seguintes não: cinto de 3 pontos para todos e farol de neblina.
    A propósito, sugiro outro item: ISOFIX

  • Alexander NotTheKing

    Nos dias de hoje, o limitador de velocidade seria algo essencial. Meu carro tem, e é de grande ajuda, não me preocupo, entro em uma área limitada a insanos 40 km/h, como em Curitiba, criaram esta aberração, coloco o limitador e rodo sem problemas, claro, com todo mundo me passando por todos os lados e só o trouxa aqui nos 40 km/h, no GPS marca 39 km/h.

    • Diggo

      O pior não é andar a 40km/h, pois os xingamentos e os olhares de reprovação por estar fazendo a coisa certa são piores.

  • Cleidson

    Esperava ver nessa lista ESP, airbags laterais… Mas isso não precisa, né?

    • Alexander NotTheKing

      A matéria tinha o intuito de colocar itens de custo relativamente baixo para itens de comodidade, não era matéria para itens de segurança.

      Sobre os itens de segurança que você sitou já são bem comentados, aliás, amplamente comentado aqui no site.

  • Vinicius Vasques

    O que faltou foi definir a faixa de preço. Com excessão do descanso de pé, o 208 Active tem todos os itens propostos por “módicos” 47k. O que me assusta é ver os ditos “populares” Up!, Ônix, HB20, Etios, Sandero entrando nessa faixa de preço sem 1/3 desses itens.

    • é por essas e outras que sempre olho primeiro os carros importados, pois são completos.
      compro carro para usar e não para vender.
      entretanto não tenho e nunca tive atração pelos 0km

  • Franklin Tinoco

    E não colou itens como controle de tração, controle de estabilidade (todo SUV deveria ter, mas os da Toyota não tem), piloto automático, etc…