Lançamentos / Volkswagen

Com motor 1.4 TSI, Volkswagen Jetta parte dos R$ 78.230

Sedã abandona, enfim, o velho motor 2.0 de 120cv

Volkswagen Jetta 1.4 TSI  (1)

O velho motor 2.0 flex de apenas 120cv que move veículos desde a invenção do motor a combustão está oficialmente aposentado. Faltava apenas o Volkswagen Jetta nas versões Trendline e Comfortline abandoná-lo, que é o que acaba de acontecer. Quem entra em seu lugar é o motor 1.4 TSI a gasolina de 150cv – muito parecido com o do Audi Q3 -, que ainda é combinado ao câmbio automático de seis marchas. Os preços começam em R$ 78.230.

Volkswagen Jetta 1.4 TSI  (8)

Na prática, o motor melhor representa uma grande evolução em rendimento. Com 150cv a 5.000rpm e torque máximo de 25,5kgfm já disponíveis a 1.500 rpm, o 1.4 TSI (que tem turbo e injeção direta) é 30% menor em cilindrada, porém com 25% a mais de potência e 38% a mais de torque em comparação ao 2.0 aspirado. Mas não é flex, pois, apesar da produção nacional de algumas unidades da versão Comfortline, a grande maioria dos carros ainda é importada do México e não há exportação, por enquanto, do 1.4 TSI flex fabricado em São Carlos (SP).

Volkswagen Jetta 1.4 TSI  (7)

Volkswagen Jetta 1.4 TSI  (6)O novo motor pode ser combinado à transmissão manual de seis marchas ou à transmissão automática sequencial de seis velocidades. Independentemente da transmissão, acelera de 0 a 100 km/h em 8,6 segundos e alcança 203 km/h de velocidade máxima.

Entre os equipamentos, a novidade está nas centrais multimídia com o Volkswagen App-Connect, disponível para a central Composition Media as versões Comfortline e Highline, com espelhamento de tela do smartphone por MirrorLink, Android Auto e Apple CarPlay. A versão Trendline usa o Composition Touch, apenas com espelhamento de telefone celular.

A versão Trendline, como todas as outras, tem suspensão traseira do tipo Multilink e equipamentos como rodas de liga leve aro 16″, direção elétrica, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, volante com ajustes de altura e distância e freios ABS com EBD, quatro airbags e controles eletrônicos de tração e estabilidade. Custa R$ 78.230 com câmbio manual e R$ 83.630 com câmbio automático.

Volkswagen Jetta 1.4 TSI  (2)

A versão Comfortline é vendida apenas com câmbio automático por R$ 89.750. Soma volante multifuncional revestido de couro e com borboletsas para troca de marcha (shift paddles), bancos de couro sintético e controle automático de velocidade de cruzeiro. É opcional o pacote Exclusive, que tem a central “Discover Media” com GPS, sensor de chuva, rodas de 17 polegadas, partida sem chave e ar-condicionado digital de duas zonas de resfriamento Climatronic, por cerca de R$ 7 mil.




Já a versão Highline continua com o motor 2.0 TSI de 211cv e com câmbio DSG de seis marchas, que leva o sedã aos 100km/h em 7,2 segundos. Neste, ar automático é de série, assim como os seis airbags. Custa R$ 103.990.

Este slideshow necessita de JavaScript.

  • Alexander NotTheKing

    Há um pequeno erro no texto, no segundo parágrafo, pequeno mas que faz diferença na informação.

    “Mas não é aspirado, pois, apesar da produção nacional de algumas unidades da versão Comfortline, a grande maioria dos carros ainda é importada do México e não há exportação, por enquanto, do 1.4 TSI flex fabricado em São Carlos (SP).”

    O correto não seria MAS NÃO É FLEX….?

  • Diggo

    Esse azul é perfeito, pela cor externa e a cor interna clara.