Autônomos / BMW / Conceitos / Híbridos / Motocicleta / Tecnologia

BMW mostra conceito futurista e novas tecnologias em Las Vegas

Híbrido i8 sem retrovisores e capacete com head-up display também se destacam

P90207149_highRes

A BMW praticamente transformou a Consumer Electronics Show, feira de tecnologia realizada em Las Vegas, num Salão do Automóvel. A marca aproveitou o evento para mostrar o conceito i Vision Future Interaction, que segundo a própria fabricante, mostra uma ideia de como serão seus carros no futuro, tanto esteticamente, quanto no que diz respeito às inovações. Com design inspirado no híbrido i8 Spyder, o modelo, conversível e sem portas, é autônomo e apresenta a evolução de algumas conveniências, como os comandos por voz e via sensores de movimentos e a conectividade.

P90207146_highRes

O i Vision Future Interaction conta com três modos de condução: pure drive, no qual o motorista faz o seu trabalho; assist, que conta com a intervenção dos sistemas eletrônicos quando detecta riscos de acidentes; e o auto, que é totalmente autônomo. Quando o último é selecionado, o banco e o volante mudam de posição para dar mais conforto ao condutor. O modo permite ainda que o motorista dê um comando de voz para o carro estacionar, saia do carro e observe a máquina fazer o trabalho sozinha.

P90206938_highRes
Por dentro, a interface limpa não tem botões ou mostradores analógicos. Em vez disso, o painel de instrumentos com tela em três dimensões e uma central, com display panorâmico de 21 polegadas, através da qual se controla tudo no carro. E sem a necessidade de tocar em nada. Graças à tecnologia batizada pela BMW de AirTouch. Com ela, sensores reconhecem movimentos feitos com as mãos para que o motorista navegue sem contato físico com a tela. Para selecionar uma opção, basta simular um clique no ar.  No para-brisas, o head-up display reproduz informações como a velocidade e indicadores do navegador.

P90207113_highRes
A marca ainda aproveitou para mostrar outras tecnologias que poderão chegar ao mercado num futuro não muito distante. Uma delas é o sistema “Mirrorless” (sem espelhos) do i8. Projetado para eliminar totalmente os pontos cegos e evitar erros de cálculo na execução de manobras, o sistema é, segundo a BMW, mais fácil de usar do que os retrovisores atuais. As câmeras que projetam a imagem numa tela que ocupa o lugar do retrovisor central. Com 30cm de largura por 8,5cm de altura, o display está um pouco abaixo da posição original do espelho, e recebe ainda imagens de uma outra câmera, instalada na traseira do carro.

P90206925_highRes

Os alemães também apresentaram novidades para quem gosta de duas rodas. Os motociclistas terão, em breve, um capacete com a viseira “inteligente”. Nela são projetadas informações da motocicleta, como velocidade e marcha, e alertas sobre o tráfego. O equipamento é programável e o condutor escolhe as informações que serão projetadas antes de sair com o veículo.

P90206802_highRes
O capacete ainda permite a instalação de câmeras na frente a atrás, para que o motociclista possa gravar a viagem sob os dois ângulos. Durante o evento, a BMW deixou claro o desejo de produzir o equipamento. Mas garantiu ainda que o sistema de head-up display poderá ser instalado facilmente em qualquer capacete já existente.

P90206811_highRes