Van é elétrica e pode recarregar suas baterias com energia solar
Antes mesmo de encerrar a produção da Kombi, no final de 2013, a Volkswagen já pensava em como ela seria sua versão moderna. O conceito Budd-e, que está sendo apresentado na Consumer Electronics Show, em Las Vegas, representa, nas palavras da própria Volks, a Kombi do século XXI.
Veja também:
Este é o novo Chevrolet Cruze hatch 2017
VW e-Golf Touch tem central multimídia tecnológica próxima de produção
A Coreia do Norte e seu mercado automotivo peculiar
A frente é imponente, com grade integrada aos faróis de LEDs que invadem as laterais, enquanto a traseira atrai olhares pelo conceito da coluna C, que parece estar fora do carro. As lanternas verticais com prolongamento na tampa do porta-malas também fogem do comum. Incomum, também, é a gaveta sob a tampa do porta-malas.
Outros destaques são as rodas aro 21″, os retrovisores digitais e os painéis solares montados no teto para recarregar as baterias.
Sim, o Volkswagen Budd-e é elétrico e até mesmo baseado em uma nova plataforma que será dedicada a veículos elétricos e híbridos, a MEB (de Plataforma Elétrica Modular), criada para alocar grandes baterias sem prejudicar o espaço da cabine. Há um motor elétrico em cada eixo e são alimentados por uma bateria de 101kWh. A Volkswagen não fala na potência dos motores, mas garante que o conceito chega aos 150km/h de máxima e terá autonomia de 600km.
Mas há uma série de tecnologias legais, como o sistema de reconhecimento de voz avançado que é ativado ao falar “Olá Budd-e.” O sistema é intuitivo e pode responder a comandos informais, como um pedido para “diminuir o calor um pouco.” O sistema pode até mesmo reconhecer quem diz um comando e, por exemplo, ajustar a temperatura apenas a sua zona de temperatura.
Outra possibilidade é poder conectar o Budd-e na tomada de casa. Não para recarregar, mas para gerar energia para sua residência.