Tecnologia / Volkswagen

VW e-Golf Touch tem central multimídia tecnológica próxima de produção

Comandada por toques, voz ou gestos, central estreia ainda em 2016

000 (1)

No início de 2015, a Volkswagen apresentou, durante o Consumer Electronics Show (CES), o Golf R Touch, que trocava todos os botões físicos do console central por comandos sensíveis ao toque ou de reconhecimento de gestos. Agora, na edição 2016 do evento, a marca volta com um e-Golf equipado com a tecnologia, porém mais próximo da realidade.

Se antes todos os comandos eram substituídos, o novo conceito “cai na real” e mostra o que deve equipar, em breve, os carros da marca. A central multimídia com tela de 9,2 polegadas, que abriga entre outros o navegador GPS e o sistema de áudio, além de integrar as plataformas Android, Apple e de espelhamento, é integralmente comandada por “botões” sensíveis ao toque, por voz ou por comandos feitos através de gestos, como no novo BMW Série 7 – para aumentar o volume da música, por exemplo, basta girar um dedo no sentido horário em frente à tela. Os comandos do ar-condicionado, porém, são físicos. No conceito passado (o Golf R Touch), estes eram digitais.

Mais do que isso, o e-Golf Touch mostra ainda um sistema de recarga de smartphones sem fio, que pode ser feito de qualquer banco do veículo, e um de armazenamento em nuvem das configurações e dos arquivos da central multimídia de cada usuário. Ou seja, em qualquer carro equipado com o sistema, o usuário acessará suas preferências através de seu ID.

A Volkswagen não confirma a data de chegada da tecnologia aos veículos da marca, o que deverá acontecer ainda em 2016 na reestilização do Golf.