Acelerador ativo da Bosch promete economia de combustível

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

A ideia é fazer o motorista sentir como dirigir de forma eficiente

bosch_connected_mobility_active_gas_pedal_stage

Econômetro, indicador de mudança de marcha, alertas sonoros e dicas no computador de bordo são algumas formas que fabricantes usam para indicar aos motoristas a forma mais econômica de conduzir seus carros, mas nem sempre resolve. Mas a Bosch culpa seu pé direito (de chumbo, certamente) por 1/4 do consumo do carro e quer contornar isso com um pedal de acelerador inteligente.

bosch_connected_mobility_active_gas_pedal_functioning-1

Calma, eles não pretendem reduzir ainda mais o tempo de resposta dos aceleradores eletrônicos. A ideia por trás do chamado Active Gas Pedal é usar pequenas vibrações, toques ou pressão contrária no pedal para alertar quando o pedal está sendo levado longe demais. Para isso, um processador cruza outras informações do carro, como marcha, velocidade e rotação, o que também permitiria usar o pedal para alertar o momento exato para troca das marchas.

No final, a economia de combustível chegaria a 7%, de acordo com fabricante alemã. Em outras palavras, seu pé passaria a ter apenas 18% de culpa sobre o consumo – e agradecerá por isso, certamente. “O pedal diz ao motorista quando as curvas da economia e aceleração se cruzam”, explica Stefan Seiberth, presidente da divisão de Sistemas de Gasolina da Bosch. Isso teria importância ainda maior em carros híbridos.

Bosch-gas-pedal

Mas a tecnologia pode ter grande aplicabilidade junto a outros sistemas do carro. Por ser o pedal que quase nunca é abandonado quando se conduz o carro, poderia ser integrado a sistemas de aviso de colisão, e vibrar para alertar do perigo de continuar acelerando. Junto ao GPS, seria capaz de alertar sobre curvas acentuadas a frente e, caso tenha câmera capaz de ler placas de trânsito, alertaria quando a velocidade máxima for ultrapassada. Agiria da mesma forma ao se desligar o limitador de velocidade.

É algo menos invasivo que alertas sonoros. E o melhor de tudo é que, se você achar tudo isso muito estúpido, poderá desligar as vibrações com pressão extra do pedal. A Bosch diz que a tecnologia estreia nas ruas em 2017, mas sem previsão para chegar ao Brasil, seja em veículo nacional ou importado.

 

 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Comentários