Renault também terá motor 1.0 três cilindros, mas sem turbo
Há uma corrida pela eficiência entre as fabricantes e foi iniciada pelo Up TSI, com seu motor 1.0 com turbo e injeção direta. Que a Hyundai já testa no Brasil o HB20 com motor 1.0 turbo você já sabia, a novidade é que chegará às lojas ainda no primeiro semestre. É o mesmo prazo para o lançamento do Ford Fiesta com motor 1.0 EcoBoost no Brasil.
O Hyundai já foi flagrado em testes em Teresina (PI) e, de acordo com o Autos Segredos, usará 1.0 Kappa de três cilindros em versão com turbo e injeção direta, a T-GDI, que rende 120cv e 17,5 kgfm de torque (entre 1.500 e 4.100 rpm), que equipa o Kia Cee´d na Europa. No Brasil será flex, estrará combinado ao câmbio manual de cinco marchas e será oferecido em todas as versões do HB20, exceto a básica Comfort.
Já de acordo com a revista Auto Fácil, em maio chegará às lojas o Ford Fiesta com motor 1.0 EcoBoost, também com turbo e injeção direta. Apesar de render até 140cv na Europa, virá ao Brasil na versão de 125cv e 17kgfm de torque, mesma usada nos Estados Unidos e também com câmbio manual de cinco marchas.
Atrasada, a Renault ainda entrará no mundo dos aspirados três cilindros. Em agosto, Logan e Sandero abandonarão o bom e velho quatro cilindros de 80cv, que dará lugar a um 1.0 de três cilindros inédito – não será o mesmo de March e Versa. “A potência será ligeiramente aumentada, mas o maior ganho estará no melhor consumo”, teria relatado uma fonte à Car And Driver. Porém, a Nissan fornecerá seu 1.6 16V de 111cv para a Renault, que aposentará o 1.6 8V de 106cv.