Pergunta da Semana – Você vive sem Controle de Estabilidade?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

59,8% de todas as versões dos carros vendidos no Brasil têm o sistema

2012-mercedes-benz-cls63-amg-stability-control-photo-412776-s-1280x782

Este humilde escriba trafegava tranquilamente com seu compacto metido a esportivo pela BR 116 em algum lugar do leste mineiro. Uma curva fechada para a esquerda, precedida por uma reta com diversas depressões, mas que me permitia manter pouco mais de 120 km/h com segurança. E foi aí que veio ela: a treta.

Surge no meu retrovisor uma S10 LTZ, do último modelo. Sensivelmente mais rápida do que eu – que não estava exatamente devagar. Do jeito que vem, sai e me ultrapassa já na entrada da curva. Lembra das depressões? Pois bem: quando curvava para a direita voltando para sua faixa de rolagem, a pick-up já é catapultada para cima. E a curva é para a esquerda. Cenário pronto para uma perda de controle e uma tragédia anunciada. O motorista da S10 joga a pick-up para a esquerda, eu espero uma perda de aderência súbita na traseira e consequente sobre-esterço, os pneus cantam…e nada. Como uma mágica, a Chevrolet mantém sua trajetória e segue seu destino, a despeito da irresponsabilidade de seu motorista.Screen-Shot-2015-09-30-at-1.16.28-PM

Sim, os gnomos eletrônicos salvam vidas. Disso nós não temos dúvidas. O controle de estabilidade trabalha através de uma análise conjunta de acelerômetros que medem os movimentos da carroceria, bem como o monitoramento da aderência de cada uma das rodas de forma individual. Se, porventura, o “cérebro” do equipamento percebe, através da leitura dinâmica de seus sensores, que o veículo está perdendo aderência e saindo de seu rumo, o mesmo aplica frenagem de forma individual nas rodas do automóvel, modulada em questão de frações de segundos, de forma tal a trazer o automóvel novamente até o rumo pretendido.

Sim. Mas convenhamos: essa tecnologia é recente. Embora um sistema rudimentar tenha aparecido em 1983 no Toyota Crown, apenas em 1995 tivemos acesso ao controle de estabilidade como conhecemos, estreando no luxuoso S600 Coupe da Mercedes-Benz. No nosso país, começa agora a perder o estigma de “equipamento de carro caro”. Já está presente em carros mais acessíveis, ainda que nas versões mais caras (caso de Ford Ka, Renault Sandero, Volkswagen Saveiro e Fox, por exemplo).

web_illustrations_tests_esc_v009

Levantamento divulgado esta semana pelo CESVI (Centro de Experimentação e Segurança Viária) aponta que o número de versões com controle de estabilidade cresceu 22,5%. Consideraram os 299 modelos de veículos nacionais e importados à venda no país em 2015, que juntos têm 917 versões. Destas, em 549 o item era de série; em 2014, apenas 499 eram equipadas com a tecnologia. Isto também significa que o 59,8% das versões tem o equipamento, o que é um baita número!Kontrollleuchte_ESP_2_black.svg

Nova regra do Contran publicada em dezembro prevê que em 2022 o controle de estabilidade será obrigatório em todos os carros zero quilômetro. A partir de 2020 já será obrigatório para novos projetos homologados no Denatran.

Mas ainda precisamos ter em mente que maioria absoluta dos carros que trafegam por nossas estradas e ruas são desprovidos deste providencial auxílio. Logo, o quadro que temos é que nossos motoristas sabem conviver sem o ESP. Será? Quantos acidentes poderiam ser diretamente evitados com este sistema? Será que é uma parcela significativa nos nossos índices de sinistros? Visto por outro prisma, quantos são os motoristas que, em caso de perda de controle do seu veículo, sabem o que fazer de forma clara e têm a reflexo para tomar a atitude correta em uma fração de segundos?

Vamos, compartilhe conosco o seu conhecimento e experiência. Qual é sua opinião sobre a importância do controle de estabilidade? É primordial na compra do seu carro ou você vive bem sem? Já foi salvo por ele? Deixe seu comentário abaixo!



Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Comentários