Lançamentos / Volkswagen

Novo Volkswagen Gol 2017 parte dos R$ 34.890; Voyage começa em R$ 40.590

Modelos recebem o design mundial e motor 1.0 três cilindros de 82 cv

Gol_Trend_34_Frente_Amb_Night_Motion

Líder de vendas na última década, o Gol parou no tempo justamente quando novos concorrentes chegaram para elevar os padrões do segmento. Diante da queda brusca de vendas, a Volkswagen tratou de se mexer e apresentou a segunda reestilização da atual geração do Gol e também do Voyage. Ele chega com mudanças por fora, mas o que interessa é o novo interior completamente renovado e as centrais multimídia.

Gol_Confortline_34_Tras_Amb_Estatica

Por fora, os novos faróis abandonam a dupla parábola e as setas estão junto a grade, num nicho demarcado por uma nova linha que continua na grade. O para-choque tem tomada de ar maior, o que aumenta também os faróis de neblina, que agora são redondos. Atrás, o Gol tem novas lanternas, maiores e que são demarcadas por um novo friso que surge na tampa, e o para-choque é novo e com nicho da placa maior. No Voyage, apenas o para-choque mudou. Também há cores inéditas e rodas novas.

Voyage_Comfortline_34_Tras_Amb_Motion

Você já tinha visto o interior por aqui, mas vale falar dele novamente. Nada muda nas portas, porém o painel é inteiramente novo. Foi totalmente reformulado para que, enfim, a família Gol pudesse ter o direito receber uma central multimídia – mesmo que opcional. Para isso, as saídas de ar redondas se transformaram em peças estreitas e os botões dos vidros elétricos traseiros agora são pequeninos e ficam logo abaixo delas.

Gol_Trend_Painel_Frontal_Total

Versões mais caras tem vários detalhes que fingem ser aço escovado, como maçanetas e o filete que separa o painel em dois níveis, e dão o toque de requinte que faltava ao Gol. Os comandos de ar-condicionado e o quadro de instrumentos são os mesmos do Fox. O volante surgiu primeiro no Golf, mas o Fox se aproveita dele desde a chegada da linha 2015.

Gol_Highline_Completo_Painel_Frontal_Total_IMPRENSA

Uma das grandes novidades da linha 2017 está no meio do painel. Na versão Trendline, pode-se pagar pelo rádio com MP3 e Bluetooth, mas leva-se a central Composition Touch, com tela colorida de 5”, leitor de mensagens SMS e o sistema Mirror Link por R$ 1.100. A Comfortline já vem com um rádio maior, o Media Plus com CD-Player, MP3, USB, e SD Card. Pagando-se R$ 2.360, leva-se um suporte para celular, o volante multifuncional e a central Discovery Media, habilitado para Android Auto, Apple CarPlay e com navegador GPS. A tela é de 6,33 polegadas.

Voyage_Highline_Item1_Frente_Amb_Estatico

A maior novidade, porém, é o motor 1.0 MPI de três cilindros, o mesmo de Up e Fox. Rende 75 cv quando abastecido com gasolina, 82 cv quando abastecido com etanol a 6.250 rpm – quando o antigo motor não passava dos 76 cv. Já o torque é de 9,7 kgfm com gasolina e 10,4 kgfm com álcool a 3.000 rpm, quando o antigo chegava aos 10,6 kgfm.

Gol_Comfort_Lateral_Rigida_Amb_Estatica

O motor 1.6 8v segue como opção. Gera 104 cv a 5.250 rpm e o torque é de 15,6 kgfm a 2.500 rpm. Quando está abastecido com gasolina, a potência é de 101 cv a 5.250 rpm e o torque é de 15,4 kgfm a 2.500 rpm. Este, além do câmbio manual de cinco marchas, tem o automatizado I-Motion opcional.

Versões, equipamentos e preços:

Trendline
Gol 1.0 – R$ 34.890 (R$ 37.690 com ar e trio elétrico) | 1.6 – R$ 40.190
Voyage 1.0 – R$ 40.590 (R$ 43.790 com ar e trio elétrico) | 1.6 – R$ 44.590

Voyage_Trend_34_Frente_Amb_Estatica

Além dos obrigatórios freios ABS e airbags dianteiros, tem alerta de frenagem de emergência, alerta sonoro de faróis acesos, banco do motorista com ajuste de altura, direção hidráulica, preparação para sistema de som, rodas de aço aro 14 com pneus 175/70 e calotas.

Ar-condicionado, travas e vidros elétricos dianteiros são opcionais, bem como o sistema de som “Media”, 6 alto-falantes e o suporte para celular.

Comfortline
Gol 1.0 R$ 42.690 | 1.6 – R$ 47.490 (I-Motion – R$ 50.790)
Voyage 1.0 R$ 46.690 | 1.6 – R$ 49.790 (I-Motion – R$ 55.90)

GOL_Comfortline_Platinum_Completo_34_Traseira_FB

Tem de série ar-condicionado, computador de bordo, repetidores de seta nos retrovisores externos, faróis de neblina, iluminação no porta-malas, rodas de aço aro 15 com calotas, rádio Media Plus, quatro alto-falantes e dois tweeters, tampa do porta-malas com abertura elétrica, painel em duas cores, frisos laterais, maçanetas e retrovisores na cor do veículo, faróis de neblina, grade dianteira em preto brilhante e lanternas traseiras escurecidas.

Série especial de lançamento Gol Connect 1.0 – R$ 45.190 | 1.6 – R$ 49.990 (I-Motion – R$ 53.290)

Gol_Connect_Painel_Frontal_Total

Oferecido como pacote da versão Comfortline, o Connect tem central Discovery Mediaraz ar-condicionado, volante multifuncional com comando de sistema de som e do computador de bordo, rodas de liga leve de 15 polegadas, travas elétricas, vidros elétricos dianteiros e traseiros, espelhos retrovisores externos elétricos com função tilt down no lado direito, sensor de estacionamento traseiro, chave tipo canivete e suporte para celular. A cor externa é sempre a Azul Lagoon, com direito a detalhes azuis no painel e nos bancos.

Highline
Gol 1.6 – R$ 51.990 (I-Motion – R$ 55.290)
Voyage 1.6 – R$ 55.290 (I-Motion – R$ 58.590)

Gol_Highline_34_Frente_FB_Vermelho

Sempre com motor 1.6, tem alarme com comando remoto, sensor de estacionamento traseiro, luzes de leitura dianteiras e traseiras, chave canivete, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, espelhos retrovisores externos elétricos com função tilt down no lado direito, faróis e lanterna traseira de neblina, rodas de liga leve aro 15, central Composition Touch, rede no porta-malas, volante multifuncional de couro.

Como opcionais, tem o: suporte para celular, “Módulo Navegação” com o sistema Discover Media e pacote “Highline Completo”, com bancos revestidos de couro sintético, encosto do banco traseiro bipartido, rodas de liga leve de 16 polegadas, piloto automático, função Coming/leaving home, espelho retrovisor interno antiofuscante e sensores de chuva e crepuscular.

Este slideshow necessita de JavaScript.

  • Danilo Soave

    Sério mesmo? Eles não utilizarão o 1.6 MSI?? Se for isso fizeram uma burrada em minha opinião

  • Leonel Avila

    O bigodinho mexicano é a mesma arma para aparentar largura que foi usada no Agile, com a diferença que nesse caso jogou a favor…

  • eduardo kart

    Esse motor poe no chinelo a maioria dos motores q tem por ai, atinge o torque maximo a 2500 rpm, potencia maxima a 5250 rpm, compare ao outros e vai entender. Outros so atingem a potencia maxima qdo ta quase explodindo..

    • Yuri F.

      Raros os que entendem isso…

  • Daniel Ricardo Cadore

    A VW chegou muito perto, mas manter o 1.6 de 104 cv é um tiro de 12 nos próprios pés…

    • Yuri F.

      Melhorar nunca é demais, mas o que vale a relação peso/potência, embora o peso possa aumentar um pouco. Nisso, perde apenas para o Hb20 1.6. Mas, o Volkswagen entrega a potência antes. Deve virar abaixo dos 10s, tem bom torque em baixa, deve vim legal.

      • Daniel Ricardo Cadore

        mesmo assim, HB20 com 128, fiesta com 130, palio com 125, e o gol com 104??? não dá, veio, ainda que venha antes, não dá!

        • Yuri F.

          0-100(s):
          Palio: 9.8;
          Gol: 9.8;
          Fiesta: 12.1;
          HB20: 9.3;
          Onix: 10.4
          Novo Ka:10.5

          • Daniel Ricardo Cadore

            Por conta do peso. (gol 961 kg, hb20 1040 kg; palio 1062 kg)

            Mas em;
            vel. max (em km/h):
            Gol 188,
            Hb20 189 (sendo 79 kg mais pesado),
            Palio 192 (101 kg mais pesado)

            Consumo (em km/l), na gasolina
            Gol 10.7/13.7 (cidade/estrada)
            Hb20 11.6/13.8
            Palio 10.4/13.2

            Torque na gasolina (em kgf.m)
            gol 15.4
            hb20 16.0
            palio 16.2

            Simplificando…o gol é mais lento, o 2 que bebe mais, tem menos torque e vendo os opcionais, e o 2 em custo/benefício (só ganha do palio por oferecer radio c/ MP3 de série)