Volkswagen Taigun era pequeno demais para ser produzido

Salão de Genebra / Segredos / Volkswagen

Volkswagen Taigun era pequeno demais para ser produzido

Novo SUV derivado do Polo será lançado em 2018

Volkswagen Taigun (1)

Ninguém entende como até hoje a Volkswagen não tem um SUV compacto. Há 13 anos a Ford praticamente inaugurou o segmento com o EcoSport. E a única resposta da Volks foi o CrossFox, criado em 2005 e que já saiu de moda. O conceito Taigun, mostrado pela primeira vez no Salão do Automóvel de São Paulo de 2012 seria a iniciativa da marca neste sentido, mas foi cancelado: era pequeno demais!

Volkswagen Taigun (2)

Não discordamos. Foi essa a impressão que ficou do contato com o protótipo no evento. Tinha menos espaço que o CrossFox e suas dimensões modestas (apenas 3,86 m de comprimento) explicavam o motor 1.0 TSI de 110cv sob o capô. O fato de usar a plataforma NSF, mesma do Up!, também. Mesmo assim fez sucesso no evento e também no  Salão de Nova Déli do ano seguinte.

Volkswagen Taigun (4)

Acalme-se, pois em vez do Taigun a Volks terá um SUV baseado no Polo – sua próxima geração, certamente – que será lançado em 2018. O primeiro passo para o modelo seria um conceito a ser apresentado no Salão de Genebra, no início de março. Fala-se nos bastidores que será chamado T-Cross e sua base será a plataforma modular MQB. Teria aproximadamente 4 metros (mesmo comprimento do CrossFox) e seria vendido na China, aqui na América do Sul e também na Europa.

Volkswagen Taigun (5)

Quer um Taigun mesmo assim? Em 2013 a chinesa Jiangsu Golden Lake Continental criou um clone do modelo, mas não sabemos se foi produzido. A marca logo voltou para o ostracismo.

Volkswagen Taigun (6)