Lançamentos

Ao contrário do Veyron, Bugatti Chiron será lucrativo

Fabricante garante que vai ganhar dinheiro com o hiperesportivo

Bugatti-Chiron-43

O Bugatti Veyron teve apenas 450 unidades produzidas entre 2005 e 2015, mas um estudo de 2013 mostrou que a fabricante de origem francesa perdia 4,6 milhões de euros a cada unidade vendida – sendo que suas últimas unidades foram vendidas por 2,3 milhões de euros. Entendeu o drama? A Bugatti parece ter aprendido a lição e garantiu que terá lucro com seu novo hiperesportivo, o Chiron, mostrado na semana passada.

Bugatti-Chiron-49

CEO da Bugatti, Wolfgang Dürheimer pareceu bastante confiante em entrevista ao site The Verge“Fizemos o nosso trabalho em todos os níveis. Ao longo da sua vida, este carro, com 500 unidades previstas e preço base de 2.6 milhões de euros, vai incrementar os lucros da Bugatti e vamos fazer dinheiro com este projeto”, garantiu o executivo.

Bugatti-Chiron-44

Acontece que o desenvolvimento do Veyron representou um desafio enorme para a engenharia do Grupo Volkswagen em sua época. Os problemas foram além dos pneus que não lidavam com a potência e torque absurdos do esportivo (1001 cv no lançamento), mas era difícil manter seu motor W16 8.0 com quatro turbinas refrigerado. O motor em questão e alguns outros componentes foram aproveitados ou serviram de base para os novos que formam o Chiron, o que reduziu consideravelmente seu custo de desenvolvimento.

Bugatti-Chiron-19

Como uma criança que acaba de ganhar sua primeira mesada, a Bugatti já sonha com o que fará com o dinheiro que vai ganhar: desenvolver seu tão sonhado sedã de quatro portas, inspirado no conceito 16C Galibier mostrado há alguns anos. Dürheimer está bastante contente com esta ideia.

Bugatti Veyron

Bugatti Veyron

  • Alecs

    O problema do Veyron é que não tinha carro para se basear,a vw só aproveitou a transmissão e caixa de cambio da Lamborghini,todo o resto é sem precedentes ,na pior das hipoteses,era baseado nos Audis,embora chassi era novo,motor também,essa estória que deu prejuizo é balela,conversa para convencer compradores e admiradores…

    • Razyr Wos

      Na verdade até o câmbio era feito especialmente pra ele; a VW não tinha uma caixa DSG capaz de suportar o torque do W16, então encomendaram uma nova unidade à Ricardo, tradicional fabricante de transmissões de competição.

  • Jad Bal Ja

    Pode ate ser que o Veyron não desse lucro, mas dai a perder 4,6 milhões por unidade vendida, e ainda considerando que eram vendidos por 2,3 milhões não faz nenhum sentido… Quer dizer que para o Veyron dar lucro teria que ser vendido por mais de 7 milhões de Euros?????

    A coisa fica ainda mais sem pé nem cabeça quando se diz que por 2.6 milhões o Chiron vai dar lucro. O Veyron era feito de ouro?

    • Alexandre

      Já ouviu falar em P & D amigo? Então, não sai barato…