BMW inicia produção do novo X1 no Brasil

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Modelo é feito na fábrica da marca em Santa Catarina

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A nova geração do BMW X1 acaba de se tornar brasileira. A marca bávara confirmou, nesta quinta-feira, que iniciou a  produção nacional do SUV em Araquari (SC). O utilitário já estava à venda por aqui, mas chegava importado da Alemanha. A fabricação se inicia 16 meses após a marca começar a montar a geração passada do modelo no Brasil. Além do X1, outros quatro carros são fabricados na unidade: Série 1, Série 3, X3 e Mini Countryman.

O motor do X1 brasileiro é o mesmo 2.0 turbo, mas agora bicombustível. A BMW batiza a linha de motores de ActiveFlex. A versão europeia vinha apenas com a opção a gasolina. Nas configurações sDrive20i GP e sDrive20i X-Line, o propulsor gera 192 cv de potência (a 5.000 rpm) e torque máximo de 28,5 kgfm (a partir de 1.250 rpm). A tração, neste caso, é dianteira.

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Já na versão xDrive25i, topo de linha, o mesmo motor entrega 231 cv de potência (na mesma faixa de rotações), 35,6 kgfm de torque e está acoplado à tração xDrive, integral nas quatro rodas. Em todas as versões, o X1 tem câmbio automático de oito marchas.

A tração dianteira é resultado da utilização da plataforma UKL, criação recente do BMW Group. Ela é a mesma utilizada no Série 2 Active Tourer e no novo Mini Cooper. o X1 está 5cm mais alto (chegando agora aos 1,59m). Tem 4,44m de comprimento e 1,82m de largura. Mas o novo entre-eixos de 2,67m é consideravelmente menor que o anterior, de 2,76m.

Os preços começam em R$ 166.950, na versão sDrive20i GP. A intermediária sDrive20i X-Line parte de R$ 179.950, enquanto a xDrive25i Sport, mais equipada, custa R$ 199.950.

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