Projeto GEM – Chevrolet terá nova família de compactos no lugar de Onix e Prisma

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Base será nova plataforma global para mercados emergentes

2014-chevrolet-onix-rodas-diamantadas-esportivo-1920x1080

Uma nova família de compactos será será responsável pelo novo ciclo de novidades da Chevrolet. Trata-se do chamado ‘Projeto GEM’, fruto da aliança entre a General Motors e a chinesa SAIC, que juntas investirão 5 bilhões de dólares a nível global. De acordo com o Autoblog Argentina, que teve acesso a documentos do projeto, desta família de compactos sairão os sucessores dos Chevrolet Prisma e Onix, Sonic, Aveo, Classic e Sail.

CHEVROLET-Prisma-4979_12

O Projeto GEM é seria um passo a frente dos projetos E-Car e Ambar, que dariam origem aos novos carros de entrada da Chevrolet para a América Latina. Porém, recentemente a GM resolveu internacionalizar o projeto entre os mercados emergentes (Global Emerging Markets, abreviado como GEM). Agora, América Latina, África, Oriente Médio e Ásia receberão os modelos deste projeto. Assim, a GM espera conseguir  “economia de escala, fornecedores, marketing e pós-venda”, segundo os documentos.

Os documentos não citam alguns compactos importantes, como Montana, Cobalt, Spin e Tracker, mas fala na criação de nove modelos diferentes: um hatch, dois sedãs (um mais espaçoso), um SUV, uma picape, dois monovolumes (cinco e sete lugares) e um crossover com jeito de cupê. Desta forma, o Projeto GEM pode ser considerado substituto da atual plataforma GSV. O primeiro modelo da família tem lançamento previsto para o final de 2017.

Chevrolet_Sonic_Hatchback_5P_2012-03

Por trás dos carros há grandes metas de vendas. Seriam 550 mil carros produzidos por ano sobre esta mesma plataforma só na América Latina. A nível global, seriam 1,8 milhão de carros, fabricados em nove unidades diferentes e com motores e transmissões de outras seis fábricas.

Vale lembrar que Cobalt e Tracker acabam de ser reestilizados, Onix e Prisma ainda sofrerão reestilização em maio e a Spin deve passar por atualização até o final do ano. O primeiro carro do Projeto GEM seria, portanto, o substituto do Classic ou mesmo a picape que substituirá a Montana.

Chevrolet Classic Rear 3/4. X10CH_CL010AR  (Argentina)
Chevrolet Classic Rear 3/4. X10CH_CL010AR (Argentina)
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Comentários