Fiat / Segredos

Fiat Idea sairá de linha no meio do ano

Monovolume não terá substituto nos próximos anos

idea_sublime_001

Depois de algum tempo sem grandes novidades, a Fiat prepara uma boa renovação para sua gama de produtos no Brasil. O compacto Mobi, que será apresentado até maio, marca o início deste processo que durará alguns anos. Só que o Fiat Idea está fora dos planos da marca e terá sua produção encerrada em julho.

idea_attractive_my2014_002

Veja também:

Adeus, T-Jet e Sporting: Fiat Punto 2017 tem apenas seis versões

Este foi o primeiro Fiat fabricado no Brasil

Fontes da fábrica da marca em Betim (MG) afirmam que a partir de julho o monovolume viverá apenas dos estoques que serão acumulados nos próximos três meses. E não está previsto qualquer substituto direto. Procurada pela reportagem do Primeira Marcha, a Fiat descartou o fim do Idea.

Idea Sporting, de 2010

Idea Sporting, de 2010

Lançado no Brasil em 2005, o Fiat Idea passou por reestilização em 2010 e não tem novidades desde 2014, quando ganhou a série Sublime, apenas o pacote opcional Extreme para o Idea Adventure, oferecido desde o ano passado. Os preços do modelo variam hoje entre R$ 53.050 para a versão Attractive 1.4 e R$ 64.610 para a versão Adventure 1.8.

Fiat brincou com a relação entre o Idea e o Papa

Fiat brincou com a relação entre o Idea e o Papa

Talvez seu último momento de fama tenha sido em 2013, quando foi usado pelo Papa Francisco em passagem pelo Brasil. Apenas 8.199 unidades foram emplacadas em 2015, contra 8.801 do Doblò. Concorrentes mais próximos, o Chevrolet Spin teve 27.255 emplacamentos e o Honda Fit, 42.241 emplacamentos no período.

Fiat Idea 1.4 ELX de 2005. Teto-solar e sensor de estacionamento eram destaques do modelo

Fiat Idea 1.4 ELX de 2005. Teto-solar e sensor de estacionamento eram destaques do modelo

Na Europa, o Fiat Idea foi substituído em 2012 pelo 500L – monovolume que usa a mesma plataforma que deu origem ao Jeep Renegade e a Fiat Toro. O 500L está descartado para o Brasil há anos e o aventureiro 500X (o mais próximo do Idea Adventure) também não está nos planos, pois seria um rival direto do Renegade e a FCA quer evitar fogo amigo entre suas marcas.

Primeiro Idea Adventure, de 2007

Primeiro Idea Adventure, de 2007

 

  • Diggo

    O fato de nunca ter recebido o interior caprichado do modelo europeu foi o grande erro neste carro que sempre foi bonito, mais ainda antes da reestilização, mas está na hora de sair de linha mesmo. Não se vê mais nos show rooms faz tempo.

  • pedro rt

    o LINEA, BRAVO e UNO VIVACE ja sairam de linha. e daqui pro final do ano o palio fire, punto, weekend, doblo e siena el tmb sairao de linha

    • Denis

      Quero que grave isso….

      HOJE (21)
      -Uno Vivace
      -Uno
      -Uno Furgão
      -Fiorino
      -Palio Fire
      -Palio
      -Siena
      -Grand Siena
      -Weekend
      -Strada
      -Idea
      -Dobló
      -Dobló Cargo
      -Punto
      -Linea
      -Bravo
      -500
      -Freemont
      -Toro
      -Ducato Cargo
      -Ducato Minibus / Multi

      2017 (12)
      -Mobi
      -Uno
      -Uno Furgão
      -Fiorino
      -Palio
      -Grand Siena
      -Strada
      -500
      -Freemont
      -Toro
      -Ducato Cargo
      -Ducato Minibus / Multi

      • pedro rt

        gravar pra q?

        • Denis

          Você não entendeu nadinha o que eu disse né????? Esqueça……

      • Tarcio

        Acho muito difícil a FCA tirar o Punto do seu portifólio e como a propria reportagem diz o 500 não vem para o Brasil.

        • Dudu Pimentel

          Tb acho, ele vende bem prá caramba, agrada mais até do que o Bravo, que é maior e mais caro…segundo um site sobre carro que li, o Punto está para mudar na Europa (ficando mais parecido com o Palio) e tal mudança tb será adotada no modelo nacional…os motores serão os atuais 1.6 16V, 1.8 16V, 1.4 16V Turbo (atualizados e mais potentes) e no lugar do 1.4 Evo Fire, viria o 1.3 16V GSE…ao menos no caso do GSE, acho bem provável uma vez que, ele será a nova opção mais potente dos motores de entrada (que atualmente é o 1.4 Evo). Aos poucos o Fire Flex sairá de linha e ficará os novos GSE 1.0 6V (sim, isso mesmo) e 1.3 16V (não tenho certeza do número de válvulas) GSE.

  • Airplane

    RIP: Rest in peace !