Picape tem detalhes das versões diesel divulgados
A Ford volta a usar conta-gotas em seus lançamentos. Depois de divulgar fotos da nova Ranger por dentro e por fora, agora lança, de fato, a picape. Mas apenas nas versões com motor diesel, cujos preços variam entre R$ 129.900, para a versão XLS com motor 2.2, e os R$ 179.900 da versão Limited com motor 3.2 de cinco cilindros.
Só não espere por muitos detalhes das versões que preenchem os R$ 50 mil que separam a Ranger XLS da Limited, pois a Ford ainda não divulgou. Pelo menos, deixou claro que as novidades da linha 2017 vão muito além de uma frente com faróis estreitos, grade em formato trapezoidal – inspirada na Everest australiana – e para-choque com aspecto mais robusto. Em tempo, a versão XLS tem elementos da dianteira com acabamento que imita aço escovado, enquanto na Limited são cromados.
Por dentro, o destaque fica para central multimídia Sync 2 de 8 polegadas que tem navegador na versão Limited. Ainda tem além do painel de instrumentos, que agora conta com duas telas digitais que exibem informações do veículo. É praticamente a mesma peça utilizada no Fusion, apenas com conta-giros analógico. Atrás, o ocupante do meio passa a ter cinto de três pontos e encosto de cabeça, enquanto os bancos laterais ganham Isofix.
Misturando a parte técnica com os equipamentos de segurança, a Ranger 2017 troca a direção hidráulica pela elétrica e a versão Limited tem controle de cruzeiro adaptativo, alerta de mudança de faixas, frenagem de emergência até os 30 km/h e faról alto automático. A princípio, é a primeira picape a venda no Brasil com estes sistemas. Ainda entram na conta monitoramento de pressão dos pneus, câmera de ré e ar-condicionado dual-zone.
Quanto aos motores, o 2.2 de quatro cilindros passou por mudanças e rende agora 10 cv a mais, chegando aos 160 cv e torque de 39,26 kgfm. Tanto ele como o 3.2 de cinco cilindros, 200 cv e 48 kgfm de torque têm novos bicos injetores, turbinas e câmara de combustão, o que teria diminuído o consumo de cada um em 15%. Além disso, embora este XLS tenha câmbio manual de seis marchas, o automático de seis marchas usado com o 3.2 também será oferecido. Em resumo, conseguiram transformar um motor que era restrito às versões de frota em algo interessante.
Além disso, o sistema de tração 4×4 da Ranger passa a ter diferencial blocante no eixo traseiro. O sistema de tração tem gerenciamento eletrônico e pode ter o 4×4 acionado até os 120 km/h.
A Ranger XLS também está mais equipada e interessante. Por R$ 129.900, tem sete airbags, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, ar-condicionado, Sync com AppLink e Assistente de Emergência, piloto automático, banco do motorista com ajuste de altura e lombar, retrovisores elétricos, faróis de neblina, iluminação na caçamba e rodas de liga leve aro 17″.
A completíssima Limited, por sua vez, soma piloto automático adaptativo, alerta de colisão, sistema de permanência em faixa, farol alto automático, câmera de ré, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, ar-condicionado digital de duas zonas, Sync 2 com navegação, banco do motorista elétrico com oito posições, sensor de chuva, monitoramento de pressão dos pneus, retrovisor interno eletrocrômico, acendimento automático dos faróis e faróis com projetores.
Demais detalhes, versões e as novidades prometidas para o motor 2.5 flex serão divulgados no início de abril.