Lançamentos / Volkswagen

Volkswagen Saveiro 2017 tem design diferenciado e parte dos R$ 43.530

Picape ganha boas mudanças e design independente do Gol

volkswagen-saveiro-highline-2017 (2)

Depois de 33 anos seguindo à risca todos os passos do Gol, a Volkswagen Saveiro começa a buscar alguma independência dentro da marca. O primeiro passo para isso é no design externo, mais agressivo que o visto na linha 2017 de Gol e Voyage, mesmo que o interior tenha seguido o mesmo caminho dos outros dois modelos da família – pelo menos nas principais versões. Os preços começam em R$ 43.530.

volkswagen-saveiro-cross-2017 (15)

Gol_Highline_34_Frente_FB_VermelhoVolkswagen Saveiro Trendline 2017 (2)Repare na grade maior, nos faróis mais quadrados e no para-choque dianteiro com linhas mais agressivas e faróis de neblina com formato trapezoidal. As fotos ao lado mostram bem que a picape tem os elementos da dianteira em posição mais alta. Para isso, o capô também foi modificado – é mais curto e com dois vincos próprios que começam nos faróis (que mantiveram a dupla parábola). A ideia, segundo a Volks, foi transmitir robustez e sofisticação, enquanto no Gol o objetivo foi transmitir esportividade. Cá entre nós, até ficou mais bonita que o Gol.

Na traseira, praticamente tudo é novo. Além das novas lanternas com efeito tridimensional, o para-choque traseiro foi trocado por um mais envolvente e com refletores nas extremidades. Para arrematar, a tampa da caçamba também foi substituída. Nesta nova, com vincos mais definidos, a abertura não se dá mais pela parte superior da tampa, mas sim puxando o logotipo da Volkswagen, como no Golf e no Fox. Na lateral, os apliques nas caixas de roda e na parte inferior das portas têm novo formato e todas as rodas de liga leve e calotas são inéditas.

É claro que os elementos mudam de acordo com as versões. A nova versão de entrada Robust (lembra-se que este era o nome da Amarok em sua fase de desenvolvimento?) tem para-choques sem pintura e sem os refletores traseiros, além de ângulo de ataque maior. Na Trendline, os para-choques já são pintados e os faróis ganham máscara negra. Dela para a Highline, as diferenças estão na grade com vincos cromados interligando os faróis e nos faróis de neblina. Diferentona é a versão Cross, com grade e para-choques exclusivos, grandes saias laterais e apliques que simulam aço escovado. Para arrematar, os logotipos da versão na traseira agora são cromados. Suas rodas diamantadas também são inéditas.

volkswagen-saveiro-highline-2017 (1)

Por dentro, nada mais é surpresa: é tudo como nos novos Gol e Voyage. Tudo foi reformulado seguindo as formas dos novos carro da Volks, com o objetivo de instalar centrais multimídia (opcionais em todas as versões) no meio do painel. Com isso, as saídas de ar redondas se transformaram em peças estreitas e os botões dos vidros elétricos traseiros agora são pequeninos e ficam logo abaixo delas. As linhas gerais são mais angulosas e combinam com o novo volante, o mesmo do Golf. O quadro de instrumentos também mudou, é o mesmo do Fox. O acabamento da barra que emoldura o rádio ou a central multimídia varia de acordo com a versão.

Não lembra como era o painel antigo? Dê uma olhada no painel da versão Robust, que mantém quase tudo como era antes, tendo apenas novo volante.

Volkswagen Saveiro Trendline 2017 (7)

No que diz respeito a dimensões, nada muda. São 4,47 metros de comprimento, 1,52 m de altura (4,50 m e 1,56 m na cabine dupla, respectivamente), 1,71 metro de largura e 2,75 m de entre-eixos. Mas a suspensão está 25 mm mais elevada, graças a alterações no conjunto da suspensão (10 mm) e aos novos pneus (15 mm).

Não há novidades entre os motores. A Saveiro Cross continua com exclusividade no uso do motor 1.6 16V MSI flex de 120 cv @ 6.000 rpm e 16,8 kgfm de torque máximo, combinado ao câmbio manual de seis marchas. As demais mantém o motor 1.6 8V flex de 104 cv e 15,3 kgfm de torque, combinado ao mesmo câmbio. As versões cabine simples chegam aos 100 km/h em 10,7 s, enquanto a Cross com seu motor mais potente cumpre o mesmo em 10,1 s.

volkswagen-saveiro-highline-2017 (18)

Versões, equipamentos e preços

Volkswagen Saveiro Robust

Cabine Simples – R$ 43.530

Substituta da versão Startline, a Robust é voltada estritamente para o trabalho. Isso explica o visual mais simples por dentro e por fora, e o pacote de equipamentos mais simples: tem de série protetor de caçamba, banco do motorista com ajuste de altura, indicador de troca de marcha, para-sol com espelho para motorista e passageiro, barra para apoio de carga no teto e rodas de aço de 15 polegadas com pneus 205/60 R15. Entre os opcionais, tem o pacote Acesso Fácil, com vidros e trava elétricos e chave tipo “canivete”; rádio AM/FM, CD player, Bluetooth, mp3 player e entradas USB e Aux-in, e o módulo Work, com terceira luz de freio, santantônio com grade de proteção da janela traseira e iluminação da caçamba.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Volkswagen Saveiro Trendline

Cabine simples – R$ 47.990
Cabine estendida – R$ 52.730
Cabine dupla – R$ 56.270

Versão intermediária, a Trendline é a única oferecida em todas as opções de cabine: simples, estendida e dupla. De série, tem direção hidráulica, vidros elétricos e travamento central, faróis com máscara escurecida, chave tipo “canivete” sem controle remoto, antena de teto, para-choque pintado na cor da carroceria e rodas de aço de aro 15 polegadas com calotas.

Entre os opcionais da Saveiro Trendline 2017 há o pacote Conforto Completo, que inclui ar-condicionado, controle remoto na chave e retrovisores externos elétricos, além do rádio Media, com Bluetooth, USB, entrada auxiliar e para cartão SD, além de suporte para celular. A central multimídia “Composition Touch”, o volante multifuncional com comandos do sistema de som e suporte para celular estão em outro pacote, enquanto o Módulo Plus, integra capas dos retrovisores pintadas na cor da carroceira, sensor de estacionamento, faróis e lanterna de neblina, capota marítima, janela traseira corrediça (cabines simples e estendida), coluna de direção ajustável em altura e distância e rodas de liga leve de 15 polegadas.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Volkswagen Saveiro Highline

Cabine dupla – R$ 63.070

Para quem pretende usar a Saveiro como carro de passeio, a versão Highline cai como uma luva por ser vendida apena na versão cabine dupla. Tem de série friso lateral cromado, ar-condicionado, faróis e lanterna de neblina, chave tipo “canivete” com controle remoto, coluna de direção ajustável em altura e profundidade, espelhos retrovisores com ajustes elétricos, alarme, volante multifuncional, rodas de aço de 15 polegadas e rádio Media Plus.

Couro sintético para os bancos, capota marítima, rodas de liga leve de 15 polegadas, tapetes de carpete, sensor de estacionamento traseiro e as centrais Composition Touch e Discover Media são opcionais.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Volkswagen Saveiro Cross

Cabine estendida – R$ 66.110
Cabine dupla – R$ 69.250

Topo de linha, a Saveiro Cross 2017 tem, além do motor 1.6 de 120 cv, volante multifuncional revestido de couro, rodas de liga leve de 15 polegadas e faróis com a função Coming & Leaving Home. Também entram na conta capota marítima, santantônio com estilo diferenciado e ganchos deslizantes para fixação de carga na caçamba.

A versão Cabine Dupla tem controles eletrônicos de tração e estabilidade, além de freio ABS com função off-road, Bloqueio eletrônico do diferencial e controle de assistência de partida em rampa.

Como opcionais, oferece suporte para celular, central Discover Media, pneus All Terrain (off-road) e o pacote Cross Completo, que integra espelho retrovisor interno eletrocrômico (anti-ofuscante), controlador eletrônico de velocidade, sensores crepuscular e de chuva, revestimento dos bancos em couro sintético e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.

Este slideshow necessita de JavaScript.

  • Alecs

    FICOU NOJENTO!!!AQUELAS PARTES COLADAS REMENDADAS EU HEIN…DEUS ME LIVRE!

  • Lenicio Felinto

    Design que deveria ter estreado no Gol, Voyage pois ambos venderao + que a pickup cuja concorrencia está superior.

    • pedro rt

      a saveiro mudou mais q eles pq esse segmento de picapes e suv’s e o q tem feito mais sucesso de 2 anos atras pra ca e sao os unicos q nao estao sentindo a grave crise q nao passara… na saveiro o maior destaque vai pra suspensao mais elevada em todas as versoes e pro novo capo q esta mais retilineo e menos inclinado q o gol/voyage isso e pra dar mais cara de picape q carro de passeio a ela

  • Marcelo Jr.

    Matéria Bacana, Muitas fotos especificando os detalhes, TOP!
    Parabéns Henrique!