Cópia chinesa do Porsche Macan estreia no fim de abril

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

zotye-sr8-china-3-660x378

Já faz quase um ano que surgiram as primeiras imagens do Zotye T700. E o que mais impressionou foi o fato de o modelo chinês ser praticamente um clone do Porsche Macan. Agora, perto do lançamento, o utilitário asiático mudou de nome. Agora, se chama SR8. Mas esta é a única coisa original no modelo que vai aparecer oficialmente no Salão de Pequim, dia 25 deste mês.

As imagens, do site CarNewsChina, não deixam dúvidas. Desta vez, os chineses foram além e não somente copiaram o exterior, mas também a cabine do Macan. Obviamente, com materiais e acabamentos inferiores. Mas tudo remete ao SUV da Porsche. Desde o volante e o console central repleto de botões até o relógio no topo da mesma peça. Por fora, de qualquer ângulo o SR8 mostra o porquê de ser classificado como o Macan chinês. As três aberturas na dianteira, os filetes de LEDs nas laterais e os faróis de neblina mais baixos são apenas alguns dos detalhes. Na traseira, as lanternas horizontais e as saídas de escape também parecem clones do alemão. Até o perfil e as maçanetas são iguais.

Zotye-T700-2

No entanto, sob o capô é onde reside toda a diferença. A mecânica não foi copiada nem de longe. O motor 2.0 turbo de quatro cilindros do Zotye SR8 tem 177cv de potência, muito longe dos 237cv entregues pelo também 2.0 turbo da Porsche.

A prática chinesa de copiar carros ocidentais é mais comum do que se imagina. Há dezenas de casos, e a tendência é que continuem surgindo, já que as fabricantes “clonadas” não têm conseguido sucesso em suas batalhas judiciais. Elas até tentam proteger sua propriedade intelectual, mas na China não há legislação específica para isso. Assim, os carros copiados acabam sendo considerados apenas “muito semelhantes” aos das marcas mais tradicionais.

porsche-zotye

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Comentários