Fiat Mobi tem preços entre R$ 31.990 e R$ 43.800

Fiat / Lançamentos

Fiat Mobi tem preços entre R$ 31.990 e R$ 43.800

Lembra-se do Fiat Uno Vivace, aquele que não sofreu reestilização no final de 2014? Pois bem, ele será descontinuado para dar lugar ao Fiat Mobi, o mais novo carro compacto da Fiat. É menor que o Uno, mas isso faz parte da proposta de ser um carro essencialmente urbano, descolado e barato: os preços variam entre R$ 31.990 e R$ 43.800. Só é mais caro que o velho Palio Fire (R$ 29.190).

Preços do novo Fiat Mobi:

  • Mobi Easy – R$ 31.900

  • Mobi Easy On – R$ 35.800

  • Mobi Like – R$ 37.900

  • Mobi Like On – R$ 42.300

  • Mobi Way – R$ 39.300

  • Mobi Way On – R$ 43.800

Os carros da Fiat não costumam seguir um padrão de design, mas o Mobi foge radicalmente do comum. Tem faróis alongados, grade hexagonal, lanternas bojudas e, pra variar, tampa do porta-malas toda de vidro (toda mesmo, não há metal por trás como no Up! europeu). Nem parece que a plataforma é a mesma do novo Uno…

Fiat Mobi 2017 easy like way on (1)

A propósito, ficou até difícil perceber que o para-brisa e as portas dianteiras (tirando a chapa externa) são as mesmas do Uno. Isso faz parte da economia em escala e não impediu o Mobi de ter suas inovações. Uma delas fica no painel, mas só estará nas lojas em junho: é o Live On, que através de um aplicativo, transforma o smartphone preso no local do rádio em central multimídia, com direito a integração com funções do carro e botões no volante.

O painel é quase todo uma peça só, tendo apenas partes móveis e detalhes separados. É uma forma de evitar barulhos e rebarbas, mas até que o acabamento é bom. À frente do carona há um porta-objetos que complementa o porta-luvas escondido sob o painel. No quadro de instrumentos, uma tela de LCD tem funções como o nível do tanque de combustível e temperatura do líquido de arrefecimento do motor, além do alerta de mudança de marchas. Computador de bordo é opcional.

Também são opcionais o visor multifuncional de TFT (quando equipado com o Live On) no quadro de instrumentos, computador de bordo e sensor de estacionamento traseiro, além de retrovisores externos elétricos com repetidor lateral de direção e função Tilt Down, que inclina os espelhos para baixo ao engatar a ré.

Expectativas

Só não espere por muito espaço interno. O Fiat Mobi tem apenas 2,30 m de entre-eixos, quando o Uno tem 2,38 m e o Volkswagen Up!, carro mais próximo de sua proposta, tem 2,42 m. São 3,56 m de comprimento, 1,63 m de largura e 1,49 m de altura. O porta-malas varia entre 244 L e 215 L. Tudo porque, além de bipartido, o encosto do banco traseiro tem ajuste de inclinação. E as versões mais baratas não têm forração das laterais do porta-malas, enquanto as mais caras tem o CargoBox, uma espécie de baú com divisórias e tampa para organizar o porta-malas, e que pode ser removido.

Quanto ao peso, ele varia entre 907 kg e 966 kg, o que é importante quando o motor é sempre o velho 1.0 8V Fire Evo que rende 73/75 cv @6.250 rpm e 9,5/9,9 kgfm @3.850 rpm. O câmbio também é sempre o manual de cinco marchas, que teve relações encurtadas em comparação ao Uno. A Fiat anuncia 0 a 100 km/h em 13,4 s com máxima de 154 km/h. O consumo, na avaliação do Inmetro, fica em 11,9 e 8,4 km/l em ciclo urbano e 13,3/9,2 km/l no rodoviário (gasolina/álcool).

As vendas do Fiat Mobi começam no próximo sábado, 16, em seis versões: Easy, Easy On, Like, Like On, Way e Way On. Em todas as versões, a carroceria é de quatro portas e a garantia é de três anos. Também será oferecida garantia estendida diretamente da fábrica, de 12 ou 24 meses além da contratual do veículo.

Versões, equipamentos e preços: 

Fiat Mobi Easy

Mobi Easy | R$ 31.900 – Versão de entrada, tem banco traseiro bipartido, para-choques pintados na cor da carroceria, Lane Change, ESS, rodas de 13 polegadas com calotas, retrovisores com comando interno e para-sol com espelho para o passageiro. Como opcionais há ar quente e o pacote Functional, com vidros dianteiros e travas elétricas, limpador e desembaçador do vidro traseiro e predisposição do rádio.

Mobi Easy On | R$ 35.800 – Em relação à Easy, tem de série ar-condicionado, direção hidráulica e volante com regulagem de altura, além de rodas de 14 polegadas. Não possui opcionais.

Fiat Mobi Like

Mobi Like | R$ 37.900 – Soma vidros dianteiros e travas elétricas, predisposição de rádio, computador de bordo, chave telecomando, console central longo com porta copos para os passageiros do banco traseiro, limpador e desembaçador traseiro, cintos de segurança dianteiros ajustáveis em altura, maçanetas e retrovisores externos pintados na cor da carroceria, grade dianteira pintada em preto brilhante, comandos internos para abertura do bocal de combustível e do porta-malas, revestimento do porta-malas e Cargo Box. Os opcionais são os dois sistemas de som, rádio B7 e o Fiat Live On, ambos acompanhados de alarme e comandos no volante.

Mobi Like On | R$ 42.300 – Soma rodas de liga leve de 14 polegadas, faróis de neblina, banco do motorista com regulagem de altura, retrovisores elétricos com Tilt Down e repetidores de direção, kit Comfort (apoio para o pé esquerdo do motorista, porta-óculos e alças de segurança), sensores de estacionamento, tecidos diferenciados em duas cores com costuras brancas, alarme e rádio B7 com comandos no volante. Não há opcionais.

Fiat Mobi Way

 Mobi Way | R$ 39.300 – A versão Way traz todos os itens da opção Like e barras longitudinais de teto, para-choques exclusivos e as molduras nas caixas das rodas, que são de 14 polegadas, além das suspensões elevadas. Os opcionais são os dois sistemas de som, rádio B7 e o Live On, ambos acompanhados de alarme e comandos no volante.

Mobi Way On | R$ 43.800 – Adiciona rodas de liga leve de 14 polegadas com desenho próprio e o console de teto com porta-objetos e espelho adicional.

  • Airplane

    O preço deveria ficar abaixo dos R$30.000,00. Está caro !

  • Alexandro Henrico von Mann

    Então, é bonito, descolado e urbano, mas não é barato. Eu achei que a frente lembra uma mistura de Freemont com Spazio. Gostei dele, mas está super caro.