Propulsor é opção para o hatch e para o sedã
A Hyundai apresentou o HB20 com um novo motor 1.0 turbo de três cilindros. Com 105cv de potência, o propulsor ocupa a lacuna entre os 1.0 de 80cv e 1.6 de 128cv aspirados. O novo motor é sempre combinado ao câmbio manual de seis velocidades. A marcha “extra” funciona como um overdrive para melhorar o consumo de combustível.
O tricilíndrico segue o conceito do “downsizing” – que vem reduzindo o tamanho dos motores. Assim, consegue números de desempenho similares aos de outros motores de maior deslocamento, como 1.4 e 1.5, mas com consumo de combustível mais baixo. Se comparado ao motor 1.0 aspirado da linha HB20, o novo propulsor é 31% mais potente e tem 47% mais torque (15kgfm). A velocidade máxima é de 182 km/h para o hatch, com zero a 100km/h em
11,2 segundos.
O novo motor tem alguns aspectos em comum com os propulsores aspirados. Com três cilindros em linha e 12 válvulas, a unidade tem duplo comando no cabeçote e variável na admissão. O virabrequim está desalinhado em relação aos cilindros, para reduzir o atrito dos pistões em movimento, o que resulta em menor consumo de combustível.
O turbocompressor é de geometria fixa, com baixa inércia e turbina, feita de níquel, com de 3,4 centímetros de diâmetro. As válvulas de alívio da turbina e do compressor são variáveis e controladas eletronicamente. A turbina está fixada diretamente no cabeçote do motor, para diminuir tempo de enchimento do turbocompressor (turbo lag). O que lhe falta é injeção direta, algo que se vê em outro 1.0 turbo, o da Volkswagen que equipa o Up! TSI. Este tem os mesmos 105 cv, porém o torque é de 16,8 kgfm e entregue em rotações mais baixas.
As versões equipadas com o tricilíndrico turbinado são a Comfort Style e a Comfort Plus. Elas custam, respectivamente, R$ 47.445 e R$ 51.595 no caso do hatch e R$ 51.745 e R$ 55.225 para o HB20S. Os preços são R$ 3,7 mil mais carros do que as versões 1.0 aspiradas. Ambos os modelos chegam às lojas no dia 26 de abril.