Novo Audi A4 chega ao Brasil com preço inicial de R$ 159.990

Audi / Lançamentos

Novo Audi A4 chega ao Brasil com preço inicial de R$ 159.990

Em nova geração, sedã tem nova plataforma e motor inédito

Audi A4-2016 (27)

A nona geração (se considerarmos também o Audi 80, lançado em 1972) do Audi A4 desembarca agora no Brasil. Maior, mais moderno e com mecânica inédita, tem três versões e preços que começam em R$ 159.990, que o coloca, acima do A3 Sedan e abaixo A6, bem onde estão os nacionais BMW Série 3 e Mercedes-Benz Classe C.

Audi A4-2016 (18)

O design do A4 continua sóbrio. A dianteira tem traços mais angulosos e retilíneos como nos faróis, com nova assinatura visual, na grade hexagonal com barras horizontais e até nos nichos dos faróis de neblina. Atrás, as mesmas mudanças estão nas lanternas recheadas de LEDs (também com uma nova assinatura), que chegam a lembrar as do luxuoso A8, porém com um leve toque esportivo.

Audi A4-2016 (1)

O interior está mais sofisticado e tem elementos que mostram o amadurecimento do modelo, assim como a tecnologia embarcada. Além dos triviais ar-condicionado digital de três zonas, freios de estacionamento elétrico e volante multifuncional, o modelo tem nova central multimídia (representada por uma tela de 8,3 polegadas instalada no topo do painel) com conectividade 4G e wifi e comandos por voz, além de integração com Android Auto e Apple CarPlay. Ainda tem o quadro de instrumentos digital, com tela de 12,3 polegadas, que é opcional e o mesmo visto no TT.

Audi A4-2016 (7)

A base mecânica é a plataforma modular MLB, mesma do VW Passat e do Audi Q7, por exemplo. Com ela o Audi A4 está 120 kg mais leve ao mesmo tempo que cresceu. Agora são 4,73 metros de comprimento, 1,84 metros de largura e 2,82 metros de entre-eixos, representando o aumento de 2,5, 1,6 e 1,2 centímetros respectivamente.

Audi A4-2016 (5)

 

O avanço técnico da mecânica é ainda maior. Sai o motor 1.8 TFSI de 170 cv e o câmbio CVT para entrar um novíssimo 2.0 TFSI de 190 cv (4.200 rpm) e 32,6 kgfm (entre 1.450 e 4.400 rpm). Este motor não é ciclo Otto, mas sim ciclo B, variação do ciclo Miller com tempos de compressão menores e os de expansão, maiores. Para compensar, a taxa de compressão foi aumentada de 9,6:1 para 11,7:1. O resultado é consumo melhor.

Audi A4-2016 (14)

O câmbio é o automático de dupla embreagem S-Tronic, com sete marchas. A marca fala em aceleração de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos. Mais tarde terá versão com 252 cv e tração integral Quattro.

Por ora a versão de entrada é a Attraction, de R$ 159.990. Já tem faróis bixenônio com luzes diurnas em LED, sensores de chuva, luminosidade e de obstáculos traseiros, central multimídia, partida por botão, bancos de couro, auxílio de partida em rampa e rodas de liga leve de 17 polegadas. Para o lançamento há a serie Launch Edition, limitada a 500 unidades e que custa R$ 172.990. Tem bancos esportivos, retrovisores rebatíveis eletricamente, quadro de instrumentos com tela de 12,3 polegadas e faróis full LED.

Audi A4-2016 (11)

A versão mais cara é a Ambiente, de R$ 182.990 e que soma rodas aro 18″, navegador GPS, iluminação interna personalizável, entre outros. Como opcional há teto solar, aparelho de som Bang&Olufsen, câmera de ré, detector de pedestres e projetor de informações no para-brisa (HUD).

Este slideshow necessita de JavaScript.

  • Alexander, NotTheKing

    Já enjoei deste desenho e é novo? Tá feia a coisa, o A4 sempre foi mais ousado, agora está ficando sem sal.