Pergunta da Semana – Qual a solução de engenharia mais estranha que você já viu em um carro?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

As mil formas de resolver um problema em um automóvel

alfa_romeo_90_3

Sim, aqui estamos! De volta com mais uma Pergunta da Semana. Como alguns de vocês sabem, este escriba é um quase-engenheiro, em fase final de formação. Em um conversa informal na faculdade, vieram à tona diversas soluções vistas em automóveis que fogem do habitual. Algumas delas para problemas que sequer existiam:  o desejo de mudar falou mais alto. Ok, por diversas vezes tivemos inovações geniais que ainda habitam entre nós, mas em outras o que vimos foi uma caçamba inteira de invenções inúteis – e mortas – registradas na história.

Como separar o joio do trigo? Como diferenciar aquela sacada genial de algo simplesmente inútil e de existência inexplicável? No time dos solteiros inteligentes, temos saídas como a água dos lavadores de farol ligeiramente aquecidos nos modelos de origem escandinava, visando tirar a película de neve que se deposita sobre eles sem causar um choque térmico na superfície da lente do componente; criar um porta-objetos oculto sob o banco do passageiro da EcoSport; criar um simples botão que modifica a iluminação do painel de instrumentos para ajudar o motorista em longa condução noturna como os SAAB ou mesmo solucionar a necessidade de trocas manuais em câmbios automáticos na época pré-computação automotiva por meio do bizarro – mas eficaz – Hurst Lightning Rod.

5958950058_3686e00546_b
Hurst Lightning Rod – Engatar de primeira a quarta de forma inteiramente manual em um câmbio automático

Por outro lado, por que diabos a Alfa Romeo criou um porta-luvas em formato de MALETA no Alfa 90 dos anos 1980? Para que o cara saísse carregando o manual do carro com classe e distinção quando fosse necessário? De forma semelhante, alguém me explica a presença de uma mesa dobrável, que fazia par com bancos dianteiros rotativos, no Imperial Mobile Director’s Coupe dos anos 1960? Será mesmo que achavam que o dono faria reunião ou comeria McDonald’s no interior de um carro desses? Definitivamente, criam-se soluções bisonhas para problemas inexistentes.

Chrysler_Imperial_Crown_Coupe_Mobile_Director_in_Chrysler_1363861309

 

Sim, a paixão e a razão andam de mãos dadas mas distam entre si. Feliz do engenheiro automotivo que, com base na razão, cria um automóvel apaixonante (ponto para os italianos!). Por outro lado, que mil raios partam a cabeça do cidadão que, seja por interpretação errada de uma solução lógica, ou por necessidade simples de ser inventivo, dá asas às mais estranhas soluções nos carros – com voo curto de galinha em termos de duração.

PENTAX Image

Agora é com vocês. Quais soluções diferentes, inteligentes ou não, você se lembra de ter visto em um automóvel? Seu carro possui alguma sacada dessas? Vamos, conte suas histórias – compartilhe conosco o seu saber! E até a próxima!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Comentários