Lançamentos / Toyota

Toyota Etios 2017 tem motores mais potentes e novas transmissões; parte dos R$ 43.990

Malagrine

Desde seu lançamento no Brasil, em 2012, o Toyota Etios passa por mudanças a cada novo ano/modelo. As mudanças mais profundas até agora são vistas na linha 2017, que chega nas concessionárias na próxima semana. Não tem design novo (apenas novas rodas), mas os motores 1.3 e 1.5 agora são fabricados no Brasil, estão mais potentes e se combinam com novas transmissões manual de seis marchas e automática de quatro. Também vale citar o novo quadro de instrumentos legível, todo digital.

Toyota Etios 2017 (13)

Calma, o quadro de instrumentos continua no meio do painel – que não sofreu mudanças – mas os instrumentos analógicos de difícil leitura deram lugar a uma tela TFT de alta resolução de 4,2″ chamada Toyota Smart Screen. Tem dois lados: o direito mostra o conta-giros e o termômetro do motor, o esquerdo, o velocímetro e o indicador de combustível. Também há diversas informações sobre condução, como a marcha do câmbio automático e até o valor do quilômetro percorrido. É de série em todas as versões, mas o Etios X não tem a iluminação com fundo azul.

Toyota Etios 2017 (5)

Ainda no interior, toda a padronagem de acabamento é diferente e o isolamento acústico da cabine foi reforçado. Também passa a ter encosto de cabeça e cinto de segurança de três pontos para o passageiro central do banco traseiro e do sistema de ancoragem de cadeiras de crianças ISOFIX.

Image converted using ifftoany

Image converted using ifftoany

Questão de potência

Você deve estar curioso para saber como ficaram os novos motores 1.3 e 1.5, montados na nova unidade da Toyota em Porto Feliz (SP). Pois bem, o 1.3 16v Dual VVT-I, que só equipa o hatch na versão X, passou a render 98/88 cv com álcool e gasolina, respectivamente, a 5.600 rpm. O torque máximo é de 12,8 kgfm (etanol) e de 12,3 kgfm (gasolina), sempre a 4.000 rpm. Já o 1.5 16V Dual VVT-i rende agora 107 cv/ 102 cv a 5.600 rpm e o torque máximo é de 14,4 kgfm (etanol) e de 14,0 kgfm  (gasolina) a 4.000 rpm.

Toyota Etios 2017 (10)

E eles se combinam a novas transmissões. A manual agora é de seis marchas e a embreagem passou a ter acionamento hidráulico (até então era por cabo), além do modelo ter o chamado IMT, sistema que funciona como um auxiliar de arranque para evitar que o motor “morra” nas saídas. A grande novidade, porém, é a estreia do câmbio automático de quatro marchas que está disponível em todas as versões, inclusive com motor 1.3. Ele tem software de gerenciamento AI Shift Control, que analisa a condição de uso do veículo (ladeiras, trânsito etc.), a posição do pedal do acelerador para, assim, selecionar e manter a marcha mais adequada para cada situação.

Toyota Etios 2017 (9)

A Toyota também diz ter recalibrado o sistema de direção elétrica e também a suspensão, com molas e amortecedores com carga revista para deixar o modelo mais confortável.

Versões, equipamentos e preços

Etios hatch X 1.3 manual – R$ 43.990
Etios hatch X 1.3 automático – R$ 47.490

Etios sedã X 1.5 manual – R$ 48.495
Etios sedã X 1.5 automático – R$ 51.995

Tem quadro de instrumentos digital, antena externa, descansa-braços no assento do motorista (somente na versão automática) e banco traseiro com encosto rebatível, além de direção elétrica, abertura interna do porta-malas e do tanque de combustível, chave com comando de abertura e fechamento das quatro portas, console central com dois porta-copos dianteiros e um traseiro, alarme de advertência para portas abertas, chave na ignição e cinto de segurança e vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétricos.

Malagrine

Etios hatch XS 1.5 manual – R$ 48.995
Etios hatch XS 1.5 automático – R$ 52.495

Etios sedã XS 1.5 manual – R$ 51.695
Etios sedã XS 1.5 automático – R$ 55.195

Soma sistema de com com MP3, Bluetooth e USB, volante multifunção, difusores do ar-condicionado e base da manopla da alavanca da transmissão cromados, abertura do porta-malas
por meio de botão, alto-falantes e tweeters e função EcoWallet no computador de bordo, que permite ao motorista colocar o valor pago pelo litro do combustível, possibilitando o cálculo e o monitoramento do valor gasto com combustível.

Malagrine

Etios hatch XLS 1.5 manual – R$ 53.895
Etios hatch XLS 1.5 automático – R$ 57.395

Etios sedã XLS 1.5 manual – R$ 56.795
Etios sedã XLS 1.5 automático – R$ 60.295

Tem rodas de liga leve de 15 polegadas, sistema de áudio com tela touch screen com espelhamento de smartphones, faróis de neblina, acabamento cromado na tampa do porta-malas, revestimento do volante de couro, retrovisores externos com indicadores de seta integrados e bancos de couro.

Malagrine

Etios hatch Cross 1.5 manual – R$ 57.395
Etios hatch Cross 1.5 automático – R$ 60.895

Se diferencia da XLS pelo design das rodas de liga leve, costura exclusiva dos bancos, manopla do câmbio com acabamento em couro, jogo de tapetes com a inscrição Cross, além dos apliques na carroceria que identificam a proposta aventureira da versão.

  • Danilo Soave

    Quando a Toyota mudar essa frente horrível e esse painel central indiano, talvez eu pense em comprar…

  • PtpBahia

    Carrinho cafe com leite, mas feio que doi!!!!!