Android Auto terá Waze, integração com o carro e funcionará em smartphones

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

2016-05-18_17-22-28

Hoje, quando alguém está em dúvida sobre qual caminho fazer, ela saca o smartphone, liga o Waze e, em instantes, descobre como chegar mais rápido ao destino. Mas o aplicativo ainda não está bem integrado ao carro, onde ele mais tem utilidade. Pode estar num aparelho preso no para-brisa, na tela da central multimídia de quem tem paciência para usar espelhamento ou, caso você tenha um March ou Versa SL, rodando na central Android dele e consumindo a internet do celular. A boa notícia é que, em breve, o Waze também estará no Android Auto.

Antes de mais nada, uma rápida história: 

Meados de 2013: Google compra o Waze.
2014: Google lança o Android Auto e páááááá!
(\____/)
( ͡ ⚫͜ ʖ͡⚫
\ ☞ \ ☞
Ele não tem Waze, apenas o Google Maps.

É questão de tempo. Nesta quarta-feira (18), durante o durante o Google I/O, conferência para programadores realizada em Mountain View, nos Estados Unidos, a gigante da internet anunciou novos produtos novidades para os atuais. Entre eles, o Android Auto, plataforma que integra funções e aplicativos do smartphone à central multimídia de automóveis por conexão USB.

segunda-geracao-mylink-1280x551
Android Auto no MyLink 2 do Chevrolet Cobalt

Nesta atualização (programada para o Android N) será possível conectar o aparelho ao carro por WiFi e ativar funções falando “Ok Google”. Dentro de poucos meses você também poderá ter o Waze como navegador padrão do Android Auto do seu carro, da mesma forma que troca o Play Music pelo Deezer ou Spotify. Mesmo que hoje o Google Maps tenha total integração com as informações de tráfego do Waze, este é inegavelmente mais completo, com alerta de velocidade e radares, e muito mais interativo com o usuário. O próprio Google assumiu que está é a funcionalidade mais requisitada pelos usuários do Android Auto. E esta nem é a novidade mais empolgante…

zj63b2vzsd1hbluzuonb

Na visão do Google, o próximo passo do Android Auto será a integração total com os automóveis. Para demonstrar isso, pegaram um Maserati Ghibli e substituíram a parte central do painel por uma grande tela em posição vertical, muito parecida com a dos Tesla. Esta tela não só mostra informações de rota, música que está sendo reproduzida, notificações do WhatsApp, do email e de chamadas perdidas, como de praxe, como também controla funções do carro. No vídeo abaixo é possível ver o rapaz do The Verge controlando o ar-condicionado por ali, e isso é novo.

E tem mais. Perceba que o quadro de instrumentos foi substituído por uma tela de LCD que também está integrada ao Android Auto. Ali mostra-se a velocidade, posição do câmbio e nível de combustível, mas também as notificações da interface multimídia do veículo. Aparentemente, falta apenas integrar totalmente a interface do veículo (computador de bordo e configurações do carro) ao Android para que isto realmente se torne funcional.

android-auto-standalone

Considerando que o Android Auto só funciona no Brasil há um mês, é bastante provável que você esteja no mesmo barco que eu: não tem carro com central multimídia com Android Auto. Nossos problemas acabaram! Em vez de recorrer ao AutoMate, em breve poderemos utilizar o Android Auto no nosso smartphone. Que ficará lá mesmo, preso no para-brisa.

 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Comentários