Produção do Toyota FJ Cruiser será encerrada em agosto

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

toyota_fj_cruiser_trail_teams_ultimate_2

Fora dos Estados Unidos desde 2014, o Toyota FJ Cruiser continua à venda no Japão, China, Austrália e no Oriente Médio, mas só até o final do ano. A Toyota anunciou que vai encerrar a produção do modelo na fábrica de Hamura (Japão) em agosto, colocando um ponto final nos 10 anos história deste SUV de duas portas inspirado no Bandeirante.

toyota_fj_cruiser_trail_teams_ultimate_7

Mostrado como conceito no Salão de Chicago de 2003, o FJ Cruiser ganhou vida em 2006 com poucas alterações no design original. O estilo “diferentão, barroco, vanguardista” veio da inspiração no clássico FJ40 Land Cruiser, que você conhece simplesmente como ‘Toyota Bandeirante’, fabricado no Brasil entre 1959 e 2001.

toyota_fj_cruiser_trail_teams_ultimate_13

Mesmo bastante rústico por dentro, fez bastante sucesso nos Estados Unidos em seus primeiros anos, muito em virtude da tração 4×4 com reduzida, do bloqueio do diferencial traseiro e da suspensão ajustável para trilha. Mas mas acabou sendo substituído – com sucesso, por sinal – pelo Toyota 4Runner, com quem até hoje compartilha o motor 4.0 V6 de 270 cv e 37,8 kgfm de torque. Curiosamente, o 4Runner e o Toyota SW4 têm o mesmo ancestral: o SW4 de terceira geração, vendido por aqui até 2003.

toyota_fj_cruiser_trail_teams_ultimate_10

Antes de ter suas vendas encerradas nos Estados Unidos, o FJ Cruiser ganhou a série de despedida Ultimate FJ Cruiser (fotos), limitada a 2.500 carros. Mas não há uma nova série prevista para marcar o fim de sua produção.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Comentários