Renault Kwid recebe nota mínima em testes de colisão; carro brasileiro será melhor

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Renault-Kwid-I-Global-NCAP-crash-test-1024x682

Cotado para estrear no Brasil ainda em 2016 como carro de entrada da Renault, o Kwid pagou mico a nível global. Três unidades do modelo, fabricadas em momentos diferentes após passar por reforços estruturais, foram submetidas a testes de colisão do Global NCAP (entidade a qual estão vinculados o Latin NCAP e o Euro NCAP). Todas, até mesmo a equipada com airbag para o motorista (opcional) receberam a mesma classificação: 0 estrelas para proteção de adultos e 2 estrelas para proteção de crianças. Mas ainda não é o fim para o carro brasileiro.

Renault-Kwid-III-Global-NCAP-crash-test-1024x682

Não teria como ser muito diferente. O Kwid indiano foi lançado em setembro por cerca de 4 mil dólares. Tem apenas o básico do básico na versão de entrada: direção mecânica, vidros manuais, ventilação forçada sem aquecimento, quadro de instrumentos que mostra apenas o fundamental, isolamento acústico quase nulo e plástico, muito plástico. Mesmo com a plataforma novinha CMF-A, só mesmo sem equipamentos para chegar ao peso final de 600 kg quando se tem 3,68m de compriemento (8cm a mais que um Up!), 1,57m de largura (3cm a mais que um uno), 1,47m de altura (4cm a mais que um Palio) e 2,42m de entre-eixos (como em um Picanto).

O que falta, ceramente, são reforços. O primeiro carro a passar pelos testes de colisão (o veículo é arremessado a um bloco estático a 64 km/h) foi de sua primeira série. As imagens do teste são assustadoras, dada a forma como a carroceria entorta e a coluna A praticamente quebra e a porta do carona dobra-se como papel. O Global NCAP classificou a estrutura como instável e apontou o risco dos joelhos dos passageiros sofrerem impactos perigosos com estruturas do veículo.

A Renault fez reforços na carroceria do Kwid e as aplicou de pronto na linha de montagem a partir de 2 de abril. Em novos testes de colisão a melhoria do desempenho da carroceria foi visível, a carroceria não colapsou. Mas continuou instável.  A versão com airbag foi testada, tendo melhorias apenas para a proteção da cabeça e do pescoço do motorista. A Renault incluiu opção de airbag duplo e fez novas alterações depois disso, aplicadas na linha de produção a partir do último dia 9. Passará por novos testes mais tarde.

Vale ressaltar que o Kwid não pagou mico sozinho. O Global NCAP avaliou outros carros indianos: Hyundai Eon, Mahindra Scorpio, Suzuki Eeco e Celerio. Todos sem airbags, todos com nota zero.

Muitas mudanças no Brasil

Renault Kwid

Na semana passada, a Renault confirmou a produção do Kwid no Brasil, mas o classificando como um produto desenvolvido pela Renault Technology America (RTA) e pelo Renault Design America Latina (RDAL) especificamente para o mercado brasileiro. Em outras palavras, o carro daqui terá tantas alterações que é considerado um projeto diferente.

renault_unsorted_31
 o que fica claro com as informações divulgadas pelo Uol, que teria participado de clínica sobre o Renault Kwid. Nem é necessário dizer que por aqui todos as versões terão freios ABS e airbags dianteiros, isso é obrigatório. Mas o carro terá até mesmo airbags laterais de série em todas as versões. Há dez anos o Fiat Palio poderia ter airbags laterais (e até banco com ajuste elétrico) em todas as versões, mas como opcional (como há até hoje para o 1.6).

renault (1)

A carroceria será reforçada por completo e terá partes feitas de aço de ultra resistência, a ponto do peso total do Kwid passar dos 600 kg para quase 750 kg. Mas, é aquilo: depois do lançamento do Kwid brasileiro (previsto para setembro) todos aguardarão ansiosamente por seus testes de colisão no Latin NCAP.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Comentários