Peugeot 208 decepciona em novos testes de impacto do Latin NCAP

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Peugeot208-2Airbags_lateral

As novas regras de avaliação do Latin NCAP começam a mostrar efeito. Nesta nova rodada de testes, além de testarem uma versão do Kia Picanto sem airbags (que nunca existiu no Brasil), avaliaram novamente a segurança do Peugeot 208, que perdeu duas estrelas na proteção de adultos.

Peugeot208-2Airbags_frontal

Os últimos testes com o compacto da Peugeot foram feitos em 2014, quando os carros testados pelo Latin NCAP eram testados apenas no impacto frontal, quando hoje já são feitos testes de impacto lateral. É aí que o bicho pega: o 208 fabricado no Brasil não tem barras de proteção laterais (que é algo relativamente banal), ao contrário do carro fabricado na França. Essa proteção fez bastante falta, levando a um aumentando na penetração na carroceria de forma que afeta a proteção da pelve do motorista. Assim, as quatro estrelas de proteção para adultos fossem rebaixadas a duas estrelas. A proteção para crianças é três estrelas.

Este novo teste apenas reforça a velha crítica à diferença de qualidade entre os mesmos carros fabricados em países emergentes e em países desenvolvidos. Essa diferença foi notada no Nissan March há alguns anos e agora no Peugeot 208, mas também vale para o Renault Kwid indiano, testado recentemente pelo Global NCAP. Mesmo com plataforma nova em folha, o subcompacto zerou os três testes pelos quais passou.

O Latin NCAP está decepcionado com a estratégia do Peugeot vendendo um modelo fabricado localmente sem a proteção lateral, obrigatória desde 1995 na Europa. O Peugeot 208 é considerado um veículo de alto nível e de sucesso na Europa, sendo uma das últimas plataformas do fabricante. Uma pena o que está fazendo o Peugeot.

María Fernanda Rodríguez, Presidente do Latin NCAP

KiaPicanto-NOAirbags

Como dito, o Kia Picanto fabricado na Coreia do Sul, passou pelos testes em uma versão sem airbags que nunca foi vendida no Brasil. Como as bolsas de ar são exigências mínimas do Latin NCAP, o carro recebeu zero para proteção a adultos mesmo com sua estrutura sendo classificada como estável. A baixa pontuação para a proteção do ocupante infantil é determinada pelas leituras elevadas nos dummies (bonecos) durante o teste de colisão, a falta de cintos de segurança de três pontos em todas as posições e instruções erradas por parte do manual de instruções para a instalação dos Sistemas de Retenção Infantil (SRI). Ao menos o Picanto tem as barras de proteção básica lateral.

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