Por R$ 71.990, Ford Fiesta 1.0 EcoBoost tem tecnologia e não está ao alcance de todos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Ford Fiesta ecoboost 2017 (1)

Desafio maior do que encontrar encontrar tecnologias que tornem os automóveis mais eficientes é aplicá-las com pouco efeito sobre o preço final do carro. A estreia do motor 1.0 EcoBoost no Ford Fiesta não só interferiu em seu preço como também resultou em mudanças em toda a gama de versões do modelo.

Ford Fiesta ecoboost 2017 (4)

Principal novidade é o motor 1.0 EcoBoost, que há tempos peita motores maiores na Europa, onde move o Mondeo, B-Max, Focus, EcoSport e versão esportiva do Fiesta, na qual rende 140 cv. Por aqui, o três cilindros chega importado da Romênia e queimando apenas gasolina para render seus 125 cv de potência a 6500 rpm e torque de 17,3 kgfm  entre 1.400 e 4.500 rpm. Para efeito de comparação, o 1.6 16V da marca rende até 128 cv e 16 kgfm de torque queimando álcool.

Entre as tecnologias há, injeção direta de combustível e duplo comando variável de válvulas. Mas a bomba de óleo também tem atuação variável, a correia é banhada em óleo, o coletor de escape é integrado ao cabeçote, há sistema de resfriamento dos pistões por jato de óleo e duplo sistema de aquecimento e arrefecimento. O  turbocompressor tem solenoide no lugar da válvula wastergate, na tentativa de eliminar qualquer atraso em seu tempo de resposta.

É um motor de tecnologia fascinante, que justifica seu posto de motor 1.0 mais potente do País. Mais que isso: fez o Fiesta andar mais rápido e ficar mais econômico do que nas versões com motor 1.6 16V Ti-VCT. A Ford anuncia 0 a 100 km/h em 9,6 segundos, com consumo médio de 12,2 km/l na cidade e 15,3 km/l na estrada.

Ford Fiesta ecoboost 2017 (2)

 

Este motor tende a se tornar lenda no futuro. Além de queimar apenas gasolina, quando sabe-se que há uma versão flex em desenvolvimento, ele representa uma opção para a versão mais cara do modelo. O Ford Fiesta Titanium Plus custa agora R$ 70.690 com o motor 1.6 Ti-VCT e R$ 71.990 com o 1.0 EcoBoost (ou seja, R$ 500 a menos do que um Focus 1.6 SE). Ambos são vendidos apenas com o câmbio Powershift, automatizado de dupla embreagem e seis marchas. Ou seja, os 1.0 serão, na prática, cobaias.

As duas configurações têm os mesmos equipamentos: ar-condicionado digital, assistente de partida em rampa, controles de estabilidade e de tração, faróis de neblina, polegadas, sensor de estacionamento traseiro, sete airbags, bancos de couro, partida sem chave, espelho retrovisor interno eletrocrômico, rodas de liga leve de 16 polegadas, piloto automático e sensores de chuva e crepuscular.

Ford Fiesta ecoboost 2017 (3)

Gama de versões acompanha as mudanças

Em vez de distribuir o 1.0 EcoBoost pela linha, a Ford fez mudanças na gama de versões no Fiesta para se concentrar no motor 1.6. O motor 1.5 16V Sigma de 111 cv torna-se exclusivo para vendas diretas e frotistas, enquanto a versão de entrada S é substituída pela SE. Como meio termo entre a versão SE e Titanium Plus, surge a SEL.

Na prática, o Ford Fiesta passa a partir dos R$ 51.990 na versão SE. A versão tem de série ar-condicionado, direção elétrica, computador de bordo, espelhos com ajuste elétrico, faróis com máscara negra, grade fronta prata, alarme, banco traseiro bipartido, travas elétricas e vidros elétricos apenas nas portas dianteiras.

Em seguida, por R$ 58.790 com câmbio manual de cinco marchas e R$ 64.900 com câmbio Powershift, vem a nova versão SEL. Esta soma ao pacote da versão SE itens como ar-condicionado digital, assistente de partida em rampa, controles de estabilidade e de tração, faróis de neblina, rodas de liga leve de 15 polegadas, sensor de estacionamento traseiro, sistema de som com central Sync, AppLink e vidros elétricos nas quatro portas.

Depois, só a versão Titanium Plus. O Fiesta nunca esteve tão premium quanto agora. Principalmente quando um Focus 1.6 SE parte dos R$ 72.490.

 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Comentários