Land Rover está processando fabricante de clone do Evoque

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

land-wind-x7

Lançado na China no ano passado, o Landwind X7 poderia ser apenas mais um carro chinês “muito parecido” com algum carro ocidental, neste caso o Range Rover Evoque, mas a Land Rover não está disposta a deixar barato. A fabricante britânica está processando a Jiangling Motor, dona da Landwind, por supostamente ter copiado o Evoque. E a história envolve até mesmo o Brasil.

be597026618945.56357f2427537

De acordo com a agência Reuters, a ação é movida no tribunal do distrito de Chaoyang, em Pequim, e envolve direitos autorais e concorrência desleal. No ano passado, as autoridades chinesas rejeitaram queixas da Land Rover sobre a semelhança entre os carros e permitiu a venda do X7 na China. O modelo em questão custa 25 mil dólares (R$ 87.200) na China, um quarto do valor do Range Rover Evoque.

Coisas do Brasil

Porta-voz da Land Rover disse que a Landwind foi proibida por liminar de exportar o X7 para o Brasil. Explica-se: dois anos atrás, quando o Land Wind X7 havia aparecido apenas em flagras na China, a importadora S-Auto (que vende – ou vendia, pois seu site desapareceu – carros da marca em uma única concessionária no Rio de Janeiro) anunciou que lançaria o clone do Evoque no Brasil agora em 2016 com motor 2.0 turbo a gasolina de 200 cv da Mitsubishi e câmbio manual ou automático da mesma marca.

wallpaper2

Ainda de acordo com a Reuters, Land Rover e Landwind também estariam discutindo o que a Landwind pode e não pode fazer em possível atualização de design do X7.

A ação na justiça chinesa demorar muito tempo. A Honda, por exemplo, esperou 12 anos para ganhar processo contra fabricante local pouco conhecida, por esta ter copiado o Honda CR-V. E pagaram apenas 16 milhões de yuans ($ 2,43 milhões), quando pedia-se 300 milhões de yuans.

Landwind-X7-Cockpit-1200x800-dc645d3b1fbe25cf

A Landwind é fruto de joint venture entre a Changan Auto e Jiangling Motors Corporation. Também sob joint venture a Changan atualmente produz carros Ford, Suzuki e PSA Peugeot Citroen na China, enquanto Jiangling tem acordo com a Ford para a fabricação de veículos comerciais, um deles o Effa Plutus, vendido no Brasil até 2012.

Landwind-X7
Falso
cotação-seguro-land-rover-evoque
Verdadeiro
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Comentários