Volkswagen Up! pode ganhar versão GTI

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

2016-geneva-volkswagen-up-refresh-008-1

Hoje o Volkswagen Up! mais potente do mundo é o nosso TSI, com 105 cv, que nem tem pretensão esportiva. Na Europa a potência do 1.0 TSI não passa dos 89 cv e, justamente por isso, a Volkswagen estaria disposta a levar seu compacto um pouco mais além e lançar uma versão GTI. As informações são da revista britânica Autocar.

2017-vw-up-07

Por trás do Up! esportivo estaria uma versão mais potente do motor 1.0 três cilindros TSI, rendendo 115 cv como no Golf Bluemotion europeu, mas com torque maior, de 20,3 kgfm (no brasileiro são 16,8 kgfm). Sendo assim, se mantido o peso abaixo dos 1000 kg, este pequeno esportivo chegaria aos 100km/h em cerca de 8 segundos, mais rápido do que o Golf 1.4 TSI.

Em vez do câmbio de cinco marchas bem longo do nosso Up! TSI, o Up! GTI teria câmbio manual de seis marchas e possibilidade de receber o câmbio DSG de dupla embreagem – ainda que eu suspeite que ele não cabe no carro, da mesma forma que não cabe o mesmo I-Motion de Gol e Fox.

2016-geneva-volkswagen-up-refresh-006-1

O chassi do pequeno esportivo também receberia ajustes, com suspensão mais firme e rebaixada. Além disso, receberia adereços aerodinâmicos, rodas aro 16″, ponteiras de escape duplo e novos para-choques. O problema está no preço estimado: 21 mil dólares, cerca de 75 mil reais na cotação atual. Tudo porque seu principal rival, o Fiat 500 Abarth 595 começa em 26 mil dólares (R$ 92 mil). Melhor ficar com o TSI mesmo…

 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Comentários