Leis

Agora é oficial: LEDs podem substituir os faróis baixos durante o dia

Peugeot 308 2016 - movimento (3)

Desde a última sexta-feira (8) está em vigor a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que torna obrigatório o uso de faróis baixos em estradas durante o dia. O que a lei 13.290/16 não citava eram as luzes diurnas – DRL (Daytime Running Light), cada vez mais comum nos carros vendidos no Brasil. Agora o Contran inclui no texto que as luzes diurnas em LED podem substituir os faróis baixos.

Parece que está tudo resolvido, certo? Mas não está. Alguns modelos, como os Renault Duster (a partir da linha 2016) e Jeep Renegade têm luzes diurnas com lâmpadas comuns, halógenas, e este tipo continua de fora da lei.

Os Duster reestilizados circulam sempre com luz acesa na extremidade dos faróis

Os Duster reestilizados circulam sempre com luz acesa na extremidade dos faróis

A inclusão das DRL em LED foi um pedido da Polícia Rodoviária Federal. Entendia-se que elas estavam permitidas, afinal, o princípio delas é justamente tornar o carro mais visível durante o dia. Contudo, o texto não previa o atendimento à obrigatoriedade com seu uso, dando margem para dupla interpretação. Faróis auxiliares, de neblina ou longo alcance, seguem sem serem aceitos.

Melhor e mais visível

 

Com a obrigatoriedade das luzes acesas durante o dia em rodovias, quem descumprir a regra estará sujeito a uma multa média, de R$ 85,13 e acréscimo de quatro pontos na CNH. De pronto surgem os que são contra a medida, exigindo a contrapartida do pagamento das multas na melhoria das estradas brasileiras. É uma cobrança justa e que deve ser feita por todos nós. Mas as luzes diurnas têm benefícios comprovados.

Em países da Europa, como Suécia, Noruega, Finlândia, Hungria, Dinamarca, Islândia, a lei determina o uso dos faróis acesos caso os veículos não tenham DRL. A base está no fato do carro se tornar visível a uma distância de três quilômetros. Na Noruega, houve redução de 10% nos acidentes, enquanto na Dinamarca a queda foi de 7%  nos 15 meses após a obrigação do uso do DRL, e de 37%  em acidentes na conversão à esquerda. Claro que o Brasil tem estradas muito bem iluminadas pelo sol o ano inteiro (o que não acontece em países próximos dos pólos). É bem provável que por aqui a queda no número de acidentes seja menor, mas tornar seu carro mais visível nas ruas é sempre válido.

 

  • Ander33x

    Sou totalmente a favor, já os usava desde meus 18 anos, meu Pai sempre me ensinou isso desde quando moleque.
    Se os “HUE” não sabem dirigir de maneira segura, que criem leis para isso.

    E ainda tem FDP que dirige tudo apagado na cidade.

    Deveria ser obrigatório na cidade também.

  • Valteir

    Os sobrinhos da pedagoga não estudaram geografia. Noruega, Suécia, Norte dos EUA, terras em latitudes altas, e devido a isto luminosidade baixa. Ai até justifica-se o uso do farol durante o dia. Mas cá nas terras tropicais com esta insolação que efeito terá? Nenhuma . Uma Lei inócua, feita por débeis, que servirá apenas para burocratizar ainda mais a vida. Para certos policiais terem motivos para te encher o s… Para darmos mais dinheiro para o Detrans da vida. E tem mais, bem na hora de entrar na rodovia, ao invés do motorista prestar atenção ao cruzamento, este tem sua atenção desviada para o interruptor do farol.

    • Elizandro Rarvor

      Não senhor é muito útil, já viajou contra o SOL ? Você não vê os carros vindo, só os que estão com faróis acesos.

      Já dirigiu na chuva? Mesmo sendo obrigatório o acendimento dos faróis na chuva ninguém os usa e não se vê os carros com a mesma facilidade se estivessem acesos.

      Já viajou no horário do crepúsculo ? Com o sol se pondo e um bando de jacus achando que estão economizando energia elétrica?

      Para você que sai vez ou outra pelas estradas, parece ser muito difícil ligar os faróis, agora eu entendo por que há tantos cretinos nas estradas, principalmente depois das 18hs, com os faróis desligados, achando que uma lanterninha medíocre os tornarão visíveis.

      Achou muito difícil ligar o farol? Fica, geralmente do lado esquerdo nos GOLs.

      • Valteir

        Eu dirigi, há 40 anos dirigi. Sabe quantos acidentes, nenhum. Já
        dirigi em todas as regiões do país. E daí, quando se há pouca visibilidade que se acenda então o
        farol. Mas em dia de sol, fica a Polícia torrando a sua paciência. Sem
        contar que farol acesso demanda energia, energia demanda combustível.

    • Kai Chen

      Bom, se você já estudou Geografia, sabe que o Brasil não tem todo o mesmo clima e há locais com muita neblina, chuvas torrenciais, pouca luminosidade em certas épocas do ano e que a população inteira do país não necessariamente vive em um único tipo de clima.

      • Valteir

        Eu dirigi, dirigi, há 40 anos dirigi. Sabe quantos acidentes? Nenhum. Já dirigi no Norte, já dirigi no Nordeste, no Centro Oeste, no Sudeste e no Sul.
        E daí, quando se há pouca visibilidade que se acenda então o farol. Mas em dia de sol, fica a Polícia torrando a sua paciência. Sem contar que farol acesso demanda energia, energia demanda combustível.
        Acredito que o que se deveria se fazer era exigir testes com simuladores em várias situações críticas para saber se o sujeito tem neurônios para contornar uma situação ou se é um sobrinho de pedagoga assassino na estrada.
        Formar melhores engenheiros, pois nossas estradas são um atestado do total desconhecimento de física e matemática destes e as autoridades que viajam nestas estradas parecem ser cegos para não enxergarem os defeitos.

    • Ander33x

      Pare de reclamar e acenda seus faróis, caso contrário vai tomar canetada de 86 temers. (PONTO)

      Agora é lei. (PONTO)

      • Valteir

        Boa. 86 temeridades. E mais uma cpmf vai lá para 90 temeridades, mais taxas de terceirização do detran 95 temeridades. Em breve detran será todo terceirizado, onde os funcionários(escravos) trabalharão 80 horas semanais. E isto já é PONTO do Temeroso. É para TEMER sem dormir pensando e como será o meu AMANHÃ. Afinal o que eles decretarem será LEI. Lei temerosa, não muito legítima, não muito justa, mas a canetada(casseteada) é pesada.

  • V12 for life

    DRL deve se tornar o novo item exigido pelo consumidor em breve.