Lançamentos / Pneus

Michelin apresenta novo Pilot Sport 4

MICHELIN PILOT SPORT 4 (8)

Visando o crescimento das vendas nos próximos anos de veículos de passeio de maior porte frenta os compactos que dominam as nossas ruas, a Michelin apresentou à imprensa a mais nova peça de seu portfólio de pneus, o Pilot Sport 4, disponível a partir deste mês no Brasil. São estas as medidas oferecidas para o novo pneu em nosso mercado, sempre em diâmetro de 17 ou 18 polegadas:

215/40 ZR18 (89Y);
235/40 ZR18 (95Y);
215/45 ZR17 (91Y);
225/40 ZR18 (92Y);
225/45 ZR17 (94W);
225/45 ZR17 (94Y);
225/45 ZR18 (95Y);
245/45 ZR17 (99Y);
245/45 ZR18 (100Y);
255/35 ZR18 (94Y);
255/40 ZR18 (99Y);
265/35 ZR18 (97Y);
275/35 ZR18 (99Y);
245/40 ZR18 (97Y);
235/45 ZR17 (97Y);
245/40 ZR17 (95Y).

De acordo com a fabricante francesa, o pneu é mais resistente à carga e pressão que seus semelhantes da concorrência. Para tal, faz-se uso de uma construção inteiramente reforçada (carcaça até 20% mais resistente), baseada no emprego de lona têxtil híbrida feita em nylon e aramida.

MICHELIN PS4

MICHELIN PS4

Para mostrar na prática as vantagens de seu produto, a Michelin levou a imprensa especializada até o autódromo Velo Città. Na pista localizada em Mogi Guaçu-SP, a marca francesa realizou uma série de testes de demonstrações de seus produtos, majoritariamente instalados em veículos Audi A3 Sedan 1.4 TFSI. Inicialmente, buscando repetir os testes de desempenho realizados pelo instituto técnico alemão TÜV SÜD (os de durabilidade foram realizados pela Dekra), uma série de frenagens realizadas em piso molhado, imobilizando por completo o veículo que vinha a 100 km/h, indicou uma média de 6,7 metros a menos em termos de distância de frenagem favorável para o pneu francês frente ao concorrente da Goodyear.

Em seguida, procedeu-se um teste de aceleração lateral, em skidpad com piso igualmente úmido. Mensurando a resultante das forças laterais e longitudinais atuantes, o Michelin alcançou 1,0 g, ao passo que o produto da Pirelli. Por fim, pilotamos de forma alternada os sedãs teutônicos acima identificados, tanto equipados com pneus Michelin quanto com o Bridgestone Potenza S001. Pode-se verificar melhor comportamento global com o Pilot Sport 4, com o carro mais “grudado” ao chão, ao passo que o pneu do concorrente deixava o carro mais solto, com comportamento bem mais subesterçante – uma sensação de insegurança para o público geral.

MICHELIN Pilot Sport 4 (1)

Desta forma, demonstrou-se que seu pneu possui vantagens em quase todos os quesitos, embora não tenha sido possível testá-lo no piso castigado – e nem sempre asfaltado – dos rincões nacionais. Mas tamanha superioridade tem seu preço: em média, 20% acima do produto da concorrência. A distribuição do mesmo começa em breve para seus revendedores, e também deve equipar de série diversos produtos de marca renomada, como Volkswagen, Audi e Volvo.