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Volta rápida – Honda Civic Touring 1.5 Turbo 2017

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O Honda Civic já havia experimentado como é ser considerado moderno na oitava geração, lançada em 2006. Depois de uma fase mais conservadora, o modelo foi completamente refeito para esta décima geração. O perfil sedã deu lugar a um aspecto de cupê de quatro portas e o câmbio automático deu lugar a duas opções de CVT. Se não há mais motor 1.8, ao menos o 2.0 flex de 155 cv ganhou como parceiro o novo 1.5 i-VTEC Turbo da família Earth Dreams. E foi justamente o primeiro Honda Civic turbo vendido no Brasil que nós experimentamos! Confira:

Versões, equipamentos e preços:

Honda Civic Sport 

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Para o Brasil, a Honda tomou a sábia decisão de tirar da versão de entrada a imagem de versão pobre, que geralmente é mantida no limbo pelas concessionárias. Sem tantos cromados, o Civic Sport representa a porta de entrada para a gama de versões. Já tem rodas aro 17″ pretas, bem como grade frontal em black piano, faróis com projetores e luzes de neblina dianteiras. Por dentro, tem bancos em tecido na cor preta, velocímetro digital com conta-giros analógico e sistema de som com tela de 5 polegadas. Ainda tem ar-condicionado digital, freio de estacionamento eletrônico com função Brake-Hold, controle de cruzeiro, botão ECON de modo de condução econômico  e vidros elétricos com função “um toque”.

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Em matéria de segurança, tem  airbags frontais, laterais e de cortina, controle de tração e estabilidade (VSA), sistema de partida em aclive (HSA), sistema de vetorização de torque baseado em frenagem (AHA), luz de frenagem de emergência, luzes de rodagem diurna (DRL) e lanternas traseiras em LED, sistema ISOFIX para fixação de cadeirinhas e aviso de esquecimento dos cintos dianteiros.

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Sim, um Civic com câmbio manual que poderá não ser tão raro!

O motor é o conhecido 2.0 i-VTEC FlexOne, com 155 cv a 6.300 rpm e 19.5kgfm a 4.800 rpm no etanol, e só esta versão pode ter o câmbio manual de seis marchas, fechando o pacote inicial por R$ 87.900. Com o câmbio continuamente variável (CVT)  com opção de sete marchas simuladas que podem ser trocadas por borboletas atrás do volante o preço sobe para R$ 94.900. A Honda espera que esta versão responda por 24% das vendas.

Honda Civic EX e EXL 

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Ainda com o motor 2.0 e sempre com o câmbio CVT, as versões EX e EXL dividem a zona intermediária da gama de versões. No EX, há grade frontal cromada, retrovisores rebatíveis eletricamente com repetidores laterais integrados em LED, faróis com acendimento automático, bancos de couro, mas o mesmo velocímetro digital e som com tela de 5 polegadas. Custa R$ 98.400.

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Por R$ 105.900, a EXL soma ar-condicionado automático de duas zonas, central multimídia com tela de sete polegadas touchscreen com navegador e integração com Apple CarPlay e Android Auto, entrada HDMI, duas portas USB, dois tweeters dianteiros e dois traseiros. Além disso, tem o painel de instrumentos com tela de TFT de alta definição que pode ser configurado ao gosto do cliente. As duas versões deverão responder por 48% das vendas, de acordo com a fabricante.

Honda Civic Touring

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Mais sofisticado que qualquer outro Civic, o Touring agrega motor e equipamentos inéditos até mesmo para o segmento. Começa pelo LaneWatch, usa uma câmera posicionada abaixo do retrovisor direito para minimizar os pontos cegos. Ela reproduz as imagens na tela central e oferecendo mais segurança em mudanças de faixa. Também tem faróis Full LED. Até os faróis de neblina são de LED!

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Entram no pacote equipamentos que já deveriam estar ao menos na versão EXL, como sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, bancos dianteiros com ajuste elétrico em oito direções, sensor de chuva, retrovisor interno fotocrômico, teto solar elétrico e sistema de partida por botão no painel ou pelo controle remoto.  As portas ganham acabamento em alumínio escovado e as maçanetas externas cromadas.

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Grande destaque é o motor 1.5 de quatro cilindros com turbo, injeção direta, variação de tempo de abertura de válvulas (VTC) e válvula wastegate eletrônica. Inédito no Brasil, queima apenas gasolina para gerar 173 cv a 5.500 rpm, com o torque linear de 22.4 kgfm entre 1.700 rpm a 5.500 rpm. O câmbio também é o automático CVT, mas em versão própria para ele. Mas há um problema: o Civic Touring custa R$ 124.900. A Honda estima que, ainda assim, esta versão responderá por 28% das vendas.

  • pedro rt

    o touring ja e a versao mais vendida do novo civic por incrivel q pareça