Pergunta da Semana – Qual cor de iluminação dos instrumentos mais lhe agrada?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Qual é a tonalidade mais agradável aos olhos do condutor?

Entra semana e sai semana e nós não desistimos: mais uma Pergunta da Semana fresquinha para você, caro leitor. Dessa vez, a origem do problema foi um pouco diferente. Aqui no interior de Minas Gerais o sol começa a castigar, logo no início da primavera. E isso porque o segundo sol da Cássia Eller ainda não chegou para nos assar de vez. E foi em uma tarde dolorosamente quente que eu recebi um urubu-correio do nosso Capo de Tutti i Capi com a seguinte demanda: “FAZER PS SOBRE ILUMINAÇÃO DO PAINEL. QUE DEUS TE ELIMINE. CIAO”. Bom, já que é para falar sobre luz, vamos com uma trilha sonora adequada para o tema:

Naquela tarde de sexta-feira, coincidentemente, eu iria dirigir novamente um utilitário da Mercedes-Benz em trajeto rodoviário. E foi nesse percurso que comecei a matutar sobre o fato de TODOS os veículos mais antigos da marca da estrela de três pontas que eu dirigi, até hoje, terem iluminação dos instrumentos em tom âmbar. Coincidentemente, expediente igualmente adotado pela arquirrival BMW e pelos Opel, que chegaram ao Brasil sob a batuta da Chevrolet. E como são legíveis os instrumentos da Sprinter em que me encontrava mesmo em condição adversa de luminosidade – como viajar de frente para o sol no ocaso do dia, como era o caso.

Corte temporal e viagem no tempo. Voltemos ao princípio dos anos 2000. Um tio compra uma Parati G3 2000 1.0 16v, branca e muito bonita. Por dentro, o painel típico dos Volks daquela época: uma mescla de vermelho e azul que muito me agradava (e ainda agrada) e que marcou a memória deste escriba. Voltando ainda mais no tempo, lembro-me de diversos carros antigos que já dirigi: a despeito de todo o fator cool inerente a esses serumaninhos de quatro rodas, como era ruim a leitura dos dados no painel desses veículos! Para os padrões atuais, talvez as coisas tenham atingido um patamar aceitável apenas no final dos anos 1980. Antes disso, talvez, a coisa era muito ruim visto pelos olhos da atualidade.

Olhando para frente, penso nos painéis digitais que simulam instrumentos analógicos: a iluminação nesses sistemas será ao gosto do freguês. A Ford, nos últimos 10 anos, oferece em alguns veículos disponíveis no mercado exterior a possibilidade de mudar a cor da iluminação dos mostradores. Assim, você que escolhe o tom da luz que incomodará – ou não – seus olhos naquela viagem noturna no breu celestial.

E você, o que acha disso tudo? Qual a sua cor favorita da iluminação do painel de instrumentos? Algum bom exemplo que você queira ressaltar nesse aspecto – ou, por outro lado, algum veículo notório por ser ruim nesse aspecto? Alguma experiência ou história para contar? Vamos, compartilhe conosco a sua experiência!

E até a próxima

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Comentários