Fábricas / Fim de Carreira / Ford

Ford encerra a produção de carros na Austrália após 91 anos

ultimo_ford_falcon_xr6_1

A Ford encerrou a produção de veículos na Austrália após 91 anos. O último carro a ser feito é o Falcon, na fábrica de Melbourne. Produzido localmente desde 1966, ele se despede, assim como sua versão UTE. O anúncio do fechamento das fábricas naquele país foi feito em 2013.

ultimo_ford_territory

A primeira fábrica foi inaugurada em 1925 para produzir o Ford Model T, em Geelong. Em 1926 três outras fábricas foram erguidas e, em 1930, a quinta abriu suas portas em Fremantle. A última fábrica mantida, em Broadmeadows, Melbourne, foi aberta em 1959. Desde então, 4.356.628 carros deixaram a planta.

Ainda que não produza novos carros, a Ford manterá 1500 funcionários localmente, trabalhando nos departamentos de design e engenharia. A última unidade produzida foi o sedã Falcon XR6, na cor azul. O Ford Territory também sai de linha. Em agosto, a última Falcon UTE foi produzida no país.

  • Pedro Cunha

    Vão fechar a austrália e o cenário de mad-max se tornará real.

  • Mas e aí, o que eles vão fazer, vão só importar?

    • pedro rt

      a austraria vive um caso de ser mais lucrativo fechar fabricas e produçoes nacionais e importar carros do japao, coreia do sul, india e china. a populaçao de la e a metade de SP e essa coisa de motores V8 e V6 ta acabando no mundo com os novos motores pequenos com injecao direta e turbo