Hyundai Creta chega em janeiro com equipamentos exclusivos

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Apesar do projeto antigo e do design obsoleto, o Hyundai Tucson tem preço competitivo para concorrer no badalado segmento dos SUV compactos. Mas a situação da Hyundai ficará melhor a partir da segunda quinzena de janeiro, com o lançamento do Hyundai Creta no Brasil. Com design marcante e equipamentos inéditos, quer mudar o segmento dominado por Honda HR-V e Jeep Renegade.

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Os Creta mostrados no Salão do Automóvel de São Paulo já eram dos nacionais, fabricados em Piracicaba (SP) junto do HB20. O carro brasileiro tem para-choques, grade e lanternas exclusivos, diferentes dos carros fabricados na Rússia e na Índia.
O nosso também promete maior refinamento. Os detalhes você confere agora.

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Base de carro maior

Não, o Creta não é baseado na plataforma do HB20, que seria pequena para isso. A base do SUV é a mesma dos Elantra, i30 e do Kia Soul. Isso justifica os 4,27 m de comprimento, 1,78 m de largura, 1,63 m de altura e 2,59 m de entre-eixos, bem na média do segmento e poucos centímetros menor que o velho Tucson. Mas as linhas retas e imponentes fazem o Creta parecer maior ao vivo.

Por dentro, o SUV tem linhas com bastante personalidade. O painel reúne a central multimídia com tela de 7″ e as saídas de ar-condicionado centrais em um único nicho, com os comandos de ar-condicionado logo abaixo. O quadro de instrumentos parece ser mais sofisticado que o do HB20, mas o acabamento marrom lembra de cara o HB20 Premium. V e pomos das alavancas de câmbio e freio de mão revestidos de couro.

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A Hyundai já adianta que, dependendo da versão, o Creta terá banco do motorista com ventilação, saída de ar para os bancos traseiros, partida do motor por botão, piloto automático com controles no volante, acendimento automático dos faróis, ar-condicionado automático digital, câmera de ré, sensor de estacionamento, vidros elétricos dianteiros e traseiros com funções one-touch para subida e descida e antiesmagamento, abertura e fechamento dos vidros por meio da chave, retrovisores externos com rebatimento elétrico e computador de bordo. Os carros mostrados no Salão ainda tinham rodas de liga leve diamantadas de 17 polegadas.

De série em todas as versões haverá sistema start-stop, direção elétrica progressiva, travas elétricas nas portas e porta-malas, retrovisores externos com ajuste elétrico e luz indicadora de direção, acionamento inteligente one-touch das luzes de direção, volante com regulagem de altura e profundidade, banco do motorista com ajuste de altura, cintos de segurança dianteiros com regulagem de altura, apoio de braço para motorista, banco traseiro rebatível e bipartido 60:40 e iluminação no porta-malas.

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Quanto à segurança, os carros mostrados tinham seis airbags, controles de estabilidade (ESP) e tração (TCS), assistente de partida em rampa (HAC), farol direcional cornering lamp e sinalização de frenagem de emergência (ESS), além do monitor de pressão dos pneus e do sistema Isofix que serão de série.

Motores diferentes

Apesar de ter versão com motor 1.6, o Hyundai Creta não compatilhará motor com o HB20. Usará o 1.6 16V com duplo comando variável de válvulas para admissão e escape (o HB20 tem apenas para admissão) e sistema de patida a frio sem tanquinho. Gera 130/123 a 6.300 rpm e torque de 16,5/16,0 kgfm a 4.850 rpm. Será combinado com câmbios manual e automático de seis marchas.

Além dele haverá versões com o mesmo motor do ix35, o 2.0 16V flex também com duplo comando variável que entrega 166/156 cv a 6.200 rpm e torque de 20,5/19,1 kgfm a 4.700 rpm. O câmbio é sempre o automático de seis marchas.

Versão picape a caminho?

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Não contente, a Hyundai ainda surpreendeu ao mostrar 0 Creta Sport Truck Concept, ou Creta STC. Trata-se de uma picape baseada no projeto do Creta que foi desenvolvida pelo Centro de Design da Hyundai na Coreia do Sul com o apoio da divisão de Produto da marca no Brasil. Seria a resposta Fiat Toro e Renault Oroch, mas com cabine mais curta e portas traseiras suicidas.

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