Para mostrar fragilidade do Nissan Tsuru, IIHS faz teste de colisão com Versa

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Após um relatório do LatinNCAP ligar o Nissan Tsuru a quatro mil mortes em acidentes, o Insurance Institute for Highway Safety (IIHS) realizou um teste de colisão entre ele e o compacto Versa. O objetivo é demonstrar a diferença de comportamento da estrutura dos dois carros, com projetos separados por mais de 20 anos.

O resultado pode ser visto no vídeo a seguir. A estrutura projetada para absorver impactos do Versa consegue proteger os ocupantes. Já os bonecos dentro do Tsuru não tem a mesma sorte.

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Os dois carros aproximam-se à velocidade relativa de 129 km/h (cada um a 64,5 km/h), uma velocidade bastante fácil de ser atingida no mundo real. A unidade do Versa utilizada no teste é do modelo vendido nos Estados Unidos, com airbags frontais e de cortina.

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Ícone mexicano

O Tsuru é vendido no México desde o início dos anos 1990 sem alterações importantes. É a terceira geração do Sentra, que ganhou o espaço do Fusca com a proibição de carros duas portas como taxi. Além disso, ficou conhecido pela robustez e simplicidade.

A Nissan já anunciou a aposentadoria do carro, que não deixa substituto direto e é tratado como um ícone da indústria mexicana. A exigência de airbags e ABS é a responsável pelo fim da produção. As vendas serão feitas até 2017, quando devem acabar os estoques. Os taxistas, grandes fãs do Tsuru, terão o Versa como alternativa, dentro da linha Nissan.

Imagens | Divulgação/IIHS

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